A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O DESAFIO DA PRESENÇA DA AUSÊNCIA
Resumo
Este artigo objetiva refl etir sobre o desafi o de formar professores a distância, tendo como desafi oa ausência física do professor-formador, porém a presença virtual presente por meio da interação e da
interatividade. Aborda conceitos e concepções sobre a educação a distância e explicita os marcos da
educação nessa modalidade, sob a ótica de diferentes autores. A fundamentação teórica traz refl exões
acerca da formação de professores em EaD, enfatizando a presença virtual do professor e alunos, bem
como a interação entre eles, de forma a superar a presença física de ambos, própria do ensino convencional.
Infere-se, pois, que é possível de fato formar professores na modalidade a distância, desde que os atores
envolvidos no processo de formação – professor e alunos – estejam preparados e conscientes para
enfrentar o desafi o da presença da ausência.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).