A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O DESAFIO DA PRESENÇA DA AUSÊNCIA

  • Ma. Elizabeth Maria Lopes Toledo Unitins

Resumo

Este artigo objetiva refl etir sobre o desafi o de formar professores a distância, tendo como desafi o
a ausência física do professor-formador, porém a presença virtual presente por meio da interação e da
interatividade. Aborda conceitos e concepções sobre a educação a distância e explicita os marcos da
educação nessa modalidade, sob a ótica de diferentes autores. A fundamentação teórica traz refl exões
acerca da formação de professores em EaD, enfatizando a presença virtual do professor e alunos, bem
como a interação entre eles, de forma a superar a presença física de ambos, própria do ensino convencional.
Infere-se, pois, que é possível de fato formar professores na modalidade a distância, desde que os atores
envolvidos no processo de formação – professor e alunos – estejam preparados e conscientes para
enfrentar o desafi o da presença da ausência.

Biografia do Autor

Ma. Elizabeth Maria Lopes Toledo, Unitins
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1979). Mestre em Educação pela UnB (2009). Especialista em Educação a distância; Especialista em Administração Educacional e didática do ensino Superior. Possui experiência na área de Educação, exercendo vários cargos e funções desde a década de 80, nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente é professora titular da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS e da Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins - FECIPAR. Têm experiência na modalidade EaD (Educação a Distância), com ênfase em TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente na área de Formação de Professores com ênfase nas disciplinas de Práticas Pedagógicas, Docência Reflexiva, Estágio Superivisionados, Gestão Participativa e Formação Pedagógica Inicial e Continuada. Área de concentração de estudos: Estágio.
Publicado
2014-08-08
Seção
Artigos