CONVIVÊNCIA E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Ricardo Fernandes Pátaro Unespar
  • Bruna Ercoles da Silva Unespar
Palavras-chave: Resolução de Conflitos. Formação Ética. Educação em Valores. Pedagogia de Projetos. Metodologias Ativas.

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Partimos do pressuposto de que a escola é um local de convivência e deve desempenhar papel ativo na formação ética de estudantes, sobretudo no sentido de educar para a resolução de conflitos. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um trabalho baseado na pedagogia de projetos com crianças do 2º ano do ensino fundamental. Neste artigo, apresentamos a análise de uma das atividades realizadas com o objetivo de dar visibilidade à necessidade de valorizar os conflitos na escola enquanto momentos de aprendizado. Os resultados indicam que ao articular o ensino dos conteúdos com temas presentes na realidade de alunos e de alunas, a pedagogia de projetos contribui para a reflexão sobre as causas dos conflitos cotidianos e para o aprendizado de formas democráticas de resolução dos conflitos.

Biografia do Autor

Ricardo Fernandes Pátaro, Unespar

Professor Adjunto C do Centro de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Câmpus de Campo Mourão). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2015), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001).

Bruna Ercoles da Silva, Unespar

Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR e mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD - Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Câmpus Campo Mourão.

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Publicado
2019-09-09
Seção
Artigos