ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E OS FENÔMENOS DA LUZ: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO MÉDIO
Resumo
Esse artigo apresenta uma Sequência Didática sobre Ondas Eletromagnéticas e os fenômenos da luz aplicada para alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Médio Sizenando Pechincha, no município de Serra/ES. O objetivo foi investigar como a Sequência Didática elaborada contribui para que os alunos da EJA entendam a relação entre comprimento de onda e a energia da cor refletida. A Sequência Didática se baseia na Aprendizagem Significativa de Ausubel, nos conceitos de educação dialógica de Freire e os 3 Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Foi feito um pré-teste por meio de questionário; depois, foi aplicada a Sequência Didática com aulas expositivas, vídeo e aula prática, com a construção de um cano de espectroscopia. Foi, então, aplicado um pós-teste. Foi realizado também um grupo focal. Conclui-se que a Sequência Didática promoveu Aprendizagem Significativa.
Referências
AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003. Disponível em: <http://files.mestrado-em-ensino-de-ciencias.webnode.com/200000007-610f46208a/ausebel.pdf>. Acesso em 23 jul 2017.
BARBOSA, J. P. V. E BORGES, A. T. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 23, n. 2: p. 182-217, ago. 2006.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009.
BIFFI, P. C. Educação de jovens e adultos: uma retomada à cidadania. 2017. 73f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, Universidade Prebisteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.
CALHEIRO, L. B. E DEL PINO, J. C. O estudo das Representações Sociais de estudantes do ensino médio acerca do tema radiação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X, Águas de Lindóia, 2015. Anais... Águas de Lindóia: Hotel Majestic, 2015.
DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Ed. Cortez, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1994.
HADDAD, S. e DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 108-130, 2000.
KRUMMENAUER, COSTA e SILVEIRA. Uma experiência de ensino de Física contextualizada para Educação de Jovens e Adultos. Revista Ensaio, v. 12, n. 02, p. 69-82, 2010.
KRUMENNAUER, W. L. e WANNMACHER, C. M. D. Possíveis causas para o desinteresse pela Física na Educação de Jovens e Adultos na região do Vale do Rio dos Sinos. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 4, p. 28-44, 2014.
OLIVEIRA, I. B. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar em Revista, n. 29, p. 83–100, 2007.
OLIVEIRA, M.K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 59-73, 1999.
SILVA, R. O. Uma análise da utilização de jogos didáticos no ensino de Física Moderna e Contemporânea na Educação de Jovens e Adultos. 2015. 89f. Monografia (Graduação) - Licenciatura em Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
SOUZA, I. M. e SOARES, M. E. A. O Papel do Professor na Motivação dos Estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2017.
VIEGAS, A. C. C. e MORAES, M. C. S. Um convite ao retorno: relevâncias no histórico da EJA no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1, p.456-478, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).