AS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Resumo
O presente texto relata a experiência de professoras e acadêmicos, do 4º ano de um curso de Pedagogia, cujo campo de estágio foi um Instituto de Educação paranaense. O trabalho pautou-se em estudos sobre o estágio na formação de professores (PIMENTA; LIMA, 2012; PINHEIRO; ROMANOWSKI, 2010), o entendimento do sistema educacional paranaense e o ensino médio (PARANÁ, 2006) e os fundamentos da Oficina Pedagógica (ANASTASIOU; ALVES, 2015) amparando a utilização de tal metodologia e fundamentando estruturação de projetos e planos de ação de estágio. Apontamos a realização das oficinas pedagógicas como uma estratégia de grande valia no espaço do estágio de docência, permitindo ao acadêmico a vivência com a realidade educativa, o planejamento, a reflexão teórico-prática que conduziu a escolha e construção de materiais pedagógicos. Quanto as professoras, consideramos que as ações de orientação e planejamento, bem como a elaboração dos materiais em conjunto com os acadêmicos ampliou o olhar sobre o grupo e suas possibilidades.
Referências
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