AS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

  • Daiana Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Viridiana Alves de Lara Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Formação docente. Estágio. Oficinas pedagógicas.

Resumo

O presente texto relata a experiência de professoras e acadêmicos, do 4º ano de um curso de Pedagogia, cujo campo de estágio foi um Instituto de Educação paranaense. O trabalho pautou-se em estudos sobre o estágio na formação de professores (PIMENTA; LIMA, 2012; PINHEIRO; ROMANOWSKI, 2010), o entendimento do sistema educacional paranaense e o ensino médio (PARANÁ, 2006) e os fundamentos da Oficina Pedagógica (ANASTASIOU; ALVES, 2015) amparando a utilização de tal metodologia e fundamentando estruturação de projetos e planos de ação de estágio. Apontamos a realização das oficinas pedagógicas como uma estratégia de grande valia no espaço do estágio de docência, permitindo ao acadêmico a vivência com a realidade educativa, o planejamento, a reflexão teórico-prática que conduziu a escolha e construção de materiais pedagógicos. Quanto as professoras, consideramos que as ações de orientação e planejamento, bem como a elaboração dos materiais em conjunto com os acadêmicos ampliou o olhar sobre o grupo e suas possibilidades.

Biografia do Autor

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de La Plata – (UNLP-AR). Professora de Estágio em Docência, no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Viridiana Alves de Lara, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Professora de Estágio em Docência, no Departamento de Pedagogia da mesma instituição.

Referências

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Publicado
2020-03-09
Seção
Relatos de Experiência