REPOSITÓRIOS DE OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: MANANCIAIS PARA INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS

  • Janaina Moreira de Nazareth Pinto Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Secretaria Municipal de Educação - SEMED
  • Lucília Regina de Souza Machado Centro Universitário Una http://orcid.org/0000-0001-9029-3019
Palavras-chave: Repositórios Digitais. Objetos Educacionais Digitais. Ensino de História.

Resumo

Repositórios digitais são acervos de informação organizados digitalmente e direcionados a todos ou a destinatários específicos. São suportes para encorajar e avigorar práticas pedagógicas, promover o acesso a recursos de informação, atender necessidades específicas de formação e subsidiar plataformas de aprendizagem. Professores de educação básica, por vezes, desconhecem as oportunidades oferecidas pelos repositórios digitais. Este artigo, com o propósito de discutir e informar a esse respeito traz o histórico do surgimento dos repositórios digitais e de repositórios digitais de objetos educacionais, especialmente no Brasil; as discussões e reuniões iniciais destinadas a efetivá-los; um levantamento sobre principais repositórios existentes com ênfase nos referentes a objetos educacionais; listas e breves descrições de repositórios digitais de objetos educacionais que apresentam materiais para a componente curricular História do ensino fundamental da Educação Básica.

Biografia do Autor

Janaina Moreira de Nazareth Pinto, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Secretaria Municipal de Educação - SEMED

Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Graduada em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1999). Possui especialização em História do Brasil Contemporâneo especialização em Psicopedagogia. Atualmente é vice-diretora de estabelecimento de ensino da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. É screener, com formação pelo Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Lucília Regina de Souza Machado, Centro Universitário Una

Doutora em Educação com pós-doutorado em Sociologia do Trabalho, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una, de Belo Horizonte, MG.

Referências

AFONSO, Maria da Conceição Lima et al. Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE): tratamento da informação em um repositório educacional digital. Perspect. ciênc. inf. Belo Horizonte, v.16, n.3, p. 148-158, jul/set. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v16n3/09.pdf. Acesso em; 9 jan. 2019.

ALVES, Virginia Bárbara Aguiar. A influência do open access nas comunidades acadêmicas da área de Biblioteconomia no nordeste do Brasil. Tese (doutorado em Informação e comunicação em plataformas digitais). Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Porto, Portugal. Set. 2011. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/63226/2/TESEDOUTVIRGINIAALVES213550000164432.pdf. Acesso em: 3 jan. 2019.

BAPTISTA, Ana Alice et al. Comunicação científica: o papel da Open Archives Initiative no contexto do Acesso Livre. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, 1º sem., p. 5 – 17, 2007. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8727/1/2007EncontrosBibli.pdf. Acesso em: 9 jan. 2019.

BLATTMANN, Úrsula; BOMFÁ, Claudia Regina Ziliotto. Gestão de Conteúdos em Bibliotecas Digitais: Acesso Aberto de Periódicos Científicos eletrônicos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.2, n.1, p.41-56, jul./dez. 2006. Disponível em: http://www.febab.org.br/rbbd/ojs-2.1.1/index.php/rbbd/article/view/4/2. Acesso em: 9 jan. 2019.

BORGES, Maria Manuel. A esfera: comunicação acadêmica e novos media. (Tese de doutoramento em Letras, área de Ciências Documentais). Universidade de Coimbra. Coimbra, 2006. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/8557?mode=full. Acesso em: 9 jan. 2019.

BRASIL. Capes. Brasil lidera ranking de países com maior quantidade de publicações científicas em acesso aberto. Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos da CAPES, n. 51, 17.10.2018. Disponível: http://mailer.periodicos.capes.gov.br/? m=91&p=view&pi=ViewBrowserPlugin&uid=a172630f2b62350aca8bd4f586993f57. Acesso em: 9 jan. 2019.

CAFÉ, Lígia; LAGE, Márcia Basílio. Auto-arquivamento: uma opção inovadora para a produção científica. DataGramaZero. Rio de Janeiro, v.3, n.3, s.p., jun. 2002. Disponível em: http://www.dgz.org.br/jun02/Art_04.htm. Acesso em: 8 jan. 2019.

CANESSA, Enrique; ZENNARO, Marco. Science dissemination using open access: a compendium of selected literature on open access. Miramare Park, Italy: ICTP, jul. 2008. 196 p. Disponível em: http://eprints.rclis.org/13650/. Acesso em: 11 jan. 2019.

COSTA, José Maria Horta e. Iliterária: O monstrengo da manipulação contemporânea. In: MOURA, Helena Cidade et al. Literacia em português. Lisboa: Centro de Investigação-ação Paul Henry Chombart de Lauwe, 2008. p.13-25.

FLÔRES, Maria Lucia. Pozzatti; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Diferentes tipos de objetos para dar suporte a aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 1, p. 1-10, jul. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/14513/8438. Acesso em: 9 jan. 2019.

GARRIDO, Isadora dos Santos; RODRIGUES, Rosangela Schwarz. Portais de periódicos científicos online: organização institucional das publicações. Perspectiva em Ciência da Informação, v. 15, n. 2, p. 56-72, maio./ago. 2010. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/943/732. Acesso em: 11 jan. 2019.

GESER, Guntram. Open educational practices and resources: OLCOS Roadmap 2012. Salzburg: Salzburg, 2007. 150p. Disponível em: http://www.olcos.org/english/roadmap. Acesso em: 11 jan. 2019.

HEERY, Rachel; ANDERSON, Sheila. Digital repositories review. Fev. 2005. Disponível em: https://purehost.bath.ac.uk/ws/portalfiles/portal/498122/digital-repositories-review-2005.pdf. Acesso em: 11 jan 2019.

HYLÉN, Jan. Open educational resources: opportunities and challenges. Paris, France: CERI, 2007. Disponível em: http://www.oecd.org/education/ceri/37351085.pdf. Acesso em: 11 jan 2019.

HOUGHTON, John. et al. Economic implications of alternative scholarly publishing models: exploring the costs and the benefits. Bristol: JISC, 2009. 256p. Disponível em http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.177.5031&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 11 jan. 2019.

IBICT - INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Sobre repositórios digitais, 2011, s.p. Disponível em: <http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/repositorios-digitais>. Acesso em: 9 jan. 2019.

LEITE, Fernando César Lima. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: IBICT, 2009. 124 p. Disponível em: http:// www.ibict.br/anexos_noticias/ repositorios.institucionais.F.Leite_atualizado.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.

MELO, Luiza Baptista; SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso; PIRES, Cesaltina. A questão do acesso aberto em Portugal e o Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 15, 2008, São Paulo. Anais eletrônicos. São Paulo. Unicamp, 2008. Disponível em: http://eprints.rclis.org/12569/. Acesso em: 9 jan. 2019.

RODRIGUES, Eloy. Acesso Livre: Utopia ou realidades. In: ENCONTRO NACIONAL DE BIBLIOTECAS JURÍDICAS, 1, 2004, Lisboa, Direito e informação: actas…Coimbra: Coimbra Editora, 2006. ISSN 0870-3116. p.29-40. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/4942. Acesso em: 9 jan. 2019.

RODRIGUES, Rosângela Schwarz; TAGA, Vitor; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão. Repositórios Educacionais: estudos preliminares para a Universidade Aberta do Brasil. Perspect. ciênc. inf. v.16, n.3 Belo Horizonte, Jul/Set. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362011000300012. Acesso em: 9 jan 2019.

SWAN, Alma. Why Open Access for Brazil? Liinc em Revista. Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, set. 2008. p. 158-171. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3173/2838. Acesso em: 10 jan. 2019.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica, internet, tecnologias digitais, arte, mercado, sociedade e cidadania. 6. ed. São Paulo, SP: Loyola, 2012.

TRISKA, Ricardo; CAFÉ, Lígia. Arquivos abertos: subprojeto da Biblioteca Digital Brasileira. Ci. Inf. , v. 30, n. 3, p. 92-96, set./dez. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652001000300012. Acesso em: 9 jan. 2019.

UNESCO. Recursos Educacionais Abertos (REA). Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/ict-in-education/open-educational-resources/ Acesso em: 11 jan. 2019.

Publicado
2019-08-08