A EMERGÊNCIA DO ETHOS DISCURSIVO NO GÊNERO MEMORIAL: ANÁLISE DAS AUTORREPRESENTAÇÕES DE LICENCIANDOS EM LETRAS - MODALIDADE PARFOR
Resumo
Apresenta-se, neste artigo, uma análise discursiva cujo objetivo é identificar a emergência do ethos no gênero discursivo Memorial. O corpus da pesquisa se constituiu das elaborações escritas de um grupo de estudantes de Letras, da modalidade Parfor, cujas autorrepresentações forneceram a materialidade linguística para esta investigação. Para tanto, acionou-se os dispositivos analíticos fornecidos pela Análise do Discurso Francesa, que permitiu observar os processos discursivos utilizados, a posição enunciativa dos sujeitos enunciadores e os itens lexicais através de seu aspecto valorativo. O exercício analítico mostrou, através de processos parafrásticos, a reiteração do sentido em torno das imagens que os sujeitos construíram de si e as divulgaram através dos discursos materializados nos memoriais. Tais discursos foram produzidos de diferentes formas, por diferentes sujeitos, mas mantiveram frequentes retornos aos mesmos espaços discursivos, legitimando-os como discursos hegemônicos e representativos de tais sujeitos, pois um discurso legítimo é aquele que se constrói como parafrástico. O exercício analítico permitiu, assim, observar, a partir da análise das famílias parafrásticas, a emergência de um ethos positivo, caracterizador dos sujeitos enunciadores, moldado por palavras que evocam determinação, comprometimento e superação.
Referências
AMOSSY, R. (Org.) Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto: 2005.
CHARAUDEAU, P. Discurso Político. 1ª. Ed. São Paulo: Contexto, 2008.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1997.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2005.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAES, C.F. Narrativas da formação acadêmica de professoras: sinais de reflexão sobre a prática. Caxias do Sul, 2010.
MUSSALIN, F. Análise do Discurso. In: MUSSALIN, F. & BENTES, A.C. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 2012.
ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007.
PASSEGGI, M.C. Memorial de formação. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).