ENTREVISTA COM PROFESSOR ANDRÉ DA SILVA MELLO

  • Rodrigo Lema del Rio Martins Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Apresentação

André da Silva Mello é Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, sendo titulado em 2007. Cursou mestrado em Educação, na área de concentração em Psicologia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no ano de 1999. Além dessa formação, também detém o título de Especialista em Educação Física Escolar, obtido no ano de 1994, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua graduação é em Educação Física, na modalidade de licenciatura plena, concluída na Universidade Federal do Espírito Santo no ano de 1993. Doutor André da Silva Mello lecionou por quatros na Educação Básica até se inserir como professor do departamento de Educação Física da PUC-SP, permanecendo na instituição por mais quatro anos, até retornar para o Estado do Espírito Santo para assumir como docente do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade de Vila Velha (UVV). Após nove anos na UVV, torna-se   professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, nos cursos de licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado. Acumula ao longo de sua carreia mais de 100 orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso, de Monografias de Especialização, de Dissertações e de Teses concluídas. Além de ter publicados uma grande quantidade de artigos, capítulos de livros e livros que tratam da mediação pedagógica da Educação Física, em especial, no âmbito da Educação Física. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em Educação Física da UFES de 2013 a 2018. Coordenou o Programa de Pós-Graduação (mestrado/doutorado) em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo de 2015 a 2018. Atualmente, participa da comissão de avaliação da Área 21 (Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional) da Capes. Teve participação direta na criação da “Plataforma Livros”, instrumento adotado para avaliação da produção intelectual dos docentes de Programas da Área 21. É Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF), onde desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: práticas pedagógicas e representações com e sobre as infâncias em contextos escolares e não-escolares; Representações sobre atividades físicas e esportivas; Educação Física, lazer e cultura popular.

Biografia do Autor

Rodrigo Lema del Rio Martins, Universidade Federal do Tocantins

Professor do curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins, Líder do NAIF (Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres) e do GIPEF (Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física).

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. In: BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 80-101.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 10 jan. 2019.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.

CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443- 164 464, maio/ago. 2005.

CORSARO, W. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MULLER, F.; CARVALHO, A. M. A. (Org.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009. p. 31-50.

CORSARO, W. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FINCO, D; OLIVEIRA, F. A sociologia da pequena infância e a diversidade de gênero e de raça nas instituições de educação infantil. In: FARIA, A. L. G.; FINCO, D. (Org.). Sociologia da infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 55-80.

KIPHARD, E. J. Insufuciencias de movimiento y de coordinación en la edad de la escuela primaria. Buenos Aires: Kapelusz, 1977.

MANOEL, E. J. A Abordagem desenvolvimentista da educação física escolar – 20 anos: uma visão pessoal. Revista de Educação Física da UEM, Maringá, v. 19, n. 4, p. 473-488, 4. trimestre, 2008.

SARMENTO, M. J. Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, M. J.; GOUVEA, M. C. S. (Org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p 1-30.

SARMENTO, M. J. A sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, R. T.; GARANHANI, M. C. (Org.). Sociologia da infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat, 2013. p. 13-46.

TONUCCI, F. FRATO: 40 anos com olhos de criança. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Publicado
2019-11-11