MICROPOLÍTICAS DE RESISTÊNCIA QUEER NA NARRATIVA DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Danillo da Conceição Pereira Silva Instituto Federal de Alagoas
Palavras-chave: Performance Narrativa. Currículo. Micropolíticas de Resistência Queer. Dissidências de Gênero. Epistemologias Queer.

Resumo

Neste artigo, discuto micropolíticas de resistência queer narradas por uma professora da Educação Básica de Sergipe, Brasil, enquanto estratégias de (sobre)vivência de seu corpo e de sua subjetividade, em face dos processos de normalização de gênero e sexualidade em operação no espaço escolar, desde uma perspectiva pós-identitária da linguagem, do currículo e das subjetividades. Para tanto, tensionando fronteiras disciplinares entre a Linguística Aplicada, a Educação e os Estudos de Gênero e Sexualidade, lançando mão de uma perspectiva qualitativa pós-crítica de pesquisa em linguagem na geração e interpretação de dados. Como fruto do trabalho analítico empreendido, argumento acerca dos efeitos de desestabilização produzidos pela presença e pela agência de sujeitos dissidentes num currículo pautado pela cisheteronormatividade, da potencialidade de epistemologias queer e trans como discursos heterotópicos, bem como da importância estratégica de alianças entre corpos precarizados na construção de uma resistência aos processos de normalização desde o espaço escolar.

Biografia do Autor

Danillo da Conceição Pereira Silva, Instituto Federal de Alagoas

Doutorando em Letras/Estudos Linguísticos, na linha "Linguagem: Identidade e Práticas Sociais", pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS). Mestre e Licenciado em Letras pela mesma instituição. Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), câmpus de Santana do Ipanema. 

 

Referências

AGHA, Asif. Semiosis across encountres. Journal of Linguistic Antropology, 15 (1): 1-5, 2005.

AUSTIN, John Langashaw. How to do things with words. Oxford: Claredon Hause, 1962.

BAGAGLI, Beatriz Pagliarine. O que é cisgênero?. Transfeminismo, 2014. Disponibilizado em: < http://transfeminismo.com/tag/cisgenero>. Acessado em: 29 de janeiro de 2019.

BASTOS, Liliana Cabral; BIAR, Liana. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. D.E.L.T.A, v.31, n. especial, p. 97-126, 2015. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502015000300006&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 29 de janeiro de 2018.

BAUMAN, Richard; BRIGGS, Charles. Poetics and performance as critical persperctives on language and social life. In: COUPLAND, N. JAWORSKI, A. (orgs.) The new sociolinguistics reader. New York: Palgrave Macmillian, 1990, pp. 185-217. Disponibilidade em: < http://anthro.vancouver.wsu.edu/media/Course_files/anth-490-edward-h-hagen/bauman-and-briggs-1990-poetics-and-performance-as-critical-perspectives-on-language-and-social-life.pdf> Acessado em: 29 de janeiro de 2019.

BAUMAN, Zigmun. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

BENTO, Berenice. Na escola que se aprende a diferença. Estudos Feministas, Florianópolis, 19(2): 336, maio-agosto/2011. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104026X2011000200016&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acessado em: 29 janeiro de 2019.

BENTO, Berenice. O que pode uma teoria? Estudos transviados e a despatologização das identidades trans. Florestan, Ano 1, n. 2, pp. 46-66, 2014. Disponibilidade em: <http://www.revistaflorestan.ufscar.br/index.php/Florestan/article/view/64>. Acessado em: 29 janeiro de 2019.

BENTO, Berenice. Transvid@s. Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. Salvador: EDUFBA, 2017.

BORBA, Rodrigo. O (des)aprendizado de si: transexualidades, interação e cuidado em saúde. Editora Fiocruz: Rio de Janeiro, 2016.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas. Notas para uma teoria performativa da assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, Judith. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursivos del “sexo”. Buenos Aires: Paidós Ibérica, 2002.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

CAETANO, Márcio. Performatividades reguladas. Heteronormatividade, narrativas biográficas e educação. Curitiba: Appris Editora, 2016.

DENZIN, Norman.; LINCOLN, Yvonna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DERRIDA, J. Limited Inc. Trad. Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1991.

DESLANDES, Keila. Formação de professores e direitos humanos: construindo escolas promotoras da igualdade. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

DIAS, Alfrâncio Ferreira; MENEZES, Carlos André. Que inovação pedagógica a pedagogia queer propõe ao currículo escolar? Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 10, n. 23, p. 37-48, set./dez. 2017. Disponível em: < https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7443/pdf>. Acessado em: 29 de janeiro de 2019.

DIAS, Alfrâncio Ferreira; ZOBOLI, Fábio; SANTOS, Adriana Lohana. O banheiro como espaço político de gênero. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 26, n. 2, p. 165-181, mai./ago. 2018. Disponibilidade em: < https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/11734>. Acessado em: 29 de janeiro de 2019.

FABRÍCIO, Branca Falabella. Linguística Aplicada como espaço de “desaprendizagem”: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

FABRÍCIO, Branca Falabella. Linguística Aplicada e indisciplinariedade radical: repetir, desacostumar, despraticar. In: MACIEL et al (Orgs). Linguística Aplicada para além das fronteiras. Campinas: Pontes Editores, 2018.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: Ditos & Escritos V - Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004 [1984].

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo, Martins Fontes, 2013.

JESUS, Jaqueline Gomes de. As guerras de pensamento não ocorrerão nas universidades. In: COLLING, Leandro. (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador: EDUFBA, 2016.

JESUS, Jaqueline Gomes de. Gênero sem essencialismo: o feminismo transgênero como crítica do “sexo”. Universitas Humanística, Bogotá, Colombia, 78, julio-diciembre de 2014, pp. 241-257. Diponibilidade em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0120-48072014000200011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 29 de janeiro de 2019.

JOVCHELOVICH, Sandra.; BAUER, Martin. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 90-113.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Ideologia de gênero”: um dispositivo retórico de uma ofensiva antifeminista. In: Alfrancio Ferreira Dias; Elza Ferreira Santos; Maria Helena Santana Cruz (org.). Gênero e sexualidades: entre invenções e desarticulações. Aracaju: Editora IFS, 2017. p. 47-61.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário: a normatividade em ação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 481-498, jul./dez. 2013. Disponibilidade em: . Acesso em 29 jan. 2019.

LANGELLIER, R. ‘You’re marked’: breast cancer, tatoo and alternative performance of identity. In: BROCKMEIER, J; CARBAUGH, D. (Orgs.) Narrative and identity: studies in autobiography, self and culture. Amsterdan: John Benjamins, 2001.

LAURETIS, Teresa de. Technologies of gender. New York: Routledge, 1987.

LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, v. 39, p. 7-23, 2013. Disponibilidade em: < http://www.fpce.up.pt/ ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/edition/ educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas-39 >. Acessado em: 15 set. 2014.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

LUHMANN, Suzanne. Queering/Querying pedagogy? Or pedagogy is a pretty queer thing. In: PINAR, Willian F. (Org). Queer Theory in Education. New Jersey e Londres: Laerwnce Erlbum Associates Publishers, 1998, p. 1-47.

MELO, Iran Ferreira de. Breves notas históricas sobre sexualidades e identidades de gênero periféricas: o alvorecer do movimento LGBT no mundo. Bagoas. n. 14, 2016, p. 205 - 232. Disponibilizado em: <https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/dowload/11453/8063>. Acessado em? 20 de janeiro de 2019.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pela diferença. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. Universidade Federal de Ouro Preto, 2016.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006b.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política. Gragoatá. Niterói, n. 27, p. 33-50, 2. sem. 2009. Disponibilidade em: < http://www.gragoata.uff.br/index.php/gragoata/article/viewFile/195/180>. Acessado em: 29 janeiro de 2019.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Queering Literacy Teaching: Analyzing Gay-Themed Discourses in a Fifth-Grade Class in Brazil. In: Journal of Language, Identity, and Education. 5(1), pp. 32-50, 2006a. Disponibilidade em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15327701jlie0501_3 >. Acessado em: 29 janeiro de 2019.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da; FABRÍCIO, Branca Falabella. Desestabilizações queer na sala de aula: “táticas de guerrilha” e a compreensão da natureza performativa dos gêneros e das sexualidades. In: PINTO, Joana Plaza; FABRÍCIO, Branca Falabella. Exclusão social e microrresistências: a centralidade das práticas discursivo-identitárias. Goiânia: Cânone Editorial, 2013, p. 283-301.

MUYLAERT et al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa Rev Esc Enferm USP 2014; 48(Esp2):193-199. Disponibilidade em: < www.ee.usp.br/reeusp/>. Acessado em: 29 de janeiro de 2019.

NAVARRO, Pablo Perez. Performatividad y subversión de la identidad: a propósito de la obra de Judith Butler. Revista Laguna, 14; marzo 2004, pp. 147-164. Disponibilidade em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1060469>. Acessado em 29 janeiro de 2019.

OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. O diabo em forma de gente: (r)existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação. 2017. 192f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFPR, Curitiba, 2017.

OLIVEIRA, João Manuel de. "Queer", Dicionário Alice. 2019. Disponibilidade em < https://alice.ces.uc.pt/dictionary/?id=23838&pag=23918&id_lingua=1&entry=24496&fbclid=IwAR3LDxcGVuQOCsIGyy9BBS4ch8tck-BMB-cDWkarYTtUGpOqG-n3SJxluGQ. Acessado em 15 abril de 2019.

POCAHY, Fernando. Micropolíticas queer: dissidências em pesquisa. Textura, v. 18 n.38, set./dez. 2016. Disponibilidade em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2200> Acessado em: 29 janeiro de 2019.

SILVA, Daniel do Nascimento e. Pragmática da violência: o nordeste na mídia brasileira. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.

SILVA, Danillo da Conceição Pereira. Atos de fala transfóbicos no ciberespaço: uma análise pragmática da violência linguística. 2017. 200f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.

SILVA, Danillo da Conceição Pereira. Uma política das vidas (in) viáveis: reflexões sobre performatividade e violência transfóbica no discurso. In: SILVA, Danillo da Conceição Pereira.; CASTRO, Lorena Gomes de.; MELO, Iran Ferreira de. Dissidências sexuais e de gênero nos estudos do discurso. Aracaju: Editora Criação, 2017, p. 47-67.

SILVA, Danillo da Conceição Pereira.; SANTOS, Emilly Silva dos. Performances discursivas de uma “bixa travesty”: sobre corpo, gênero e identidade em Linn da Quebrada. Fórum Linguístico, no prelo.

SILVA, Tadeu Tomaz da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

TRUJILLO, Gracia. Pensar desde otro lugar, pensar lo impensable: hacia una pedagogía queer. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1527-1540, dez., 2015. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1527.pdf>. Acessado em: 29 janeiro de 2019.

VERGUEIRO, Viviane. Por inflexões decoloniais de corpos e identidades de gênero inconformes: uma análise autoetnográfica da cisgeneridade como normatividade. 2015. 190f. (Dissertação de Mestrado em Cultura e Sociedade) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, UFBA, Salvador, 2015.

WARNER, Michael. Fear of a queer planet. Minneapolis: University of Minnesota, 1993.

Publicado
2019-08-08