A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DO PIBID: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM COMPUTAÇÃO NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO – BA

  • Josilda Conceição dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia da Bahia – IFBA
  • Handherson Leyltton Costa Damasceno Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Everton Jesus Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia da Bahia – IFBA
Palavras-chave: PIBID. Formação Docente. Relato de Experiência.

Resumo

Este relato de experiência é fruto da imersão dos estudantes do curso de Licenciatura em Computação (IFBA/Santo Amaro – BA) e participantes do subprojeto PIBID/IFBA câmpus Santo Amaro (“pibidianos”) nas escolas. O trabalho empreendido nas escolas envidou reflexões oriundas das discussões entre “educação e tecnologias digitais” e tem como principal objetivo apresentar as contribuições advindas da interação bolsista-docente no processo de formação da identidade docente do Licenciado em Computação.  O estudo aponta a pertinência da postura colaborativa de construção e socialização dos saberes entre docentes e licenciandos, quando envolvidos diretamente em situações de ensino e aprendizagem, que serviram como elementos fortalecedores do processo de desenvolvimento da docência. Para conclusão, o trabalho convida bolsistas a refletirem sobre o fazer pedagógico e sobre a incorporação das tecnologias digitais, assumindo a mediação pedagógica como elemento preponderante no alcance de aprendizagens.

Biografia do Autor

Josilda Conceição dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia da Bahia – IFBA

Licenciada em Computação – Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia da Bahia – IFBA, Câmpus Santo Amaro, BA. Estudante do curso de especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Handherson Leyltton Costa Damasceno, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Licenciado em Pedagogia – Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Mestre em Educação – Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutorando em Educação – Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias – GEC/FACED/CNPQ/UFBA.

Everton Jesus Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia da Bahia – IFBA

Estudante de Licenciatura em Computação do IFBA câmpus Santo Amaro, atuei durante 4 anos, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) subprojeto licenciatura em computação, integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Filosofia e Ciências Humanas na IFBA - câmpus Santo Amaro, interessado em discussões a respeito de formação de professores, metodologia de aprendizagem e a inclusão de Objetos de aprendizagem na prática pedagógica.

Referências

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Publicado
2019-08-08