A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DO PIBID: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM COMPUTAÇÃO NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO – BA
Resumo
Este relato de experiência é fruto da imersão dos estudantes do curso de Licenciatura em Computação (IFBA/Santo Amaro – BA) e participantes do subprojeto PIBID/IFBA câmpus Santo Amaro (“pibidianos”) nas escolas. O trabalho empreendido nas escolas envidou reflexões oriundas das discussões entre “educação e tecnologias digitais” e tem como principal objetivo apresentar as contribuições advindas da interação bolsista-docente no processo de formação da identidade docente do Licenciado em Computação. O estudo aponta a pertinência da postura colaborativa de construção e socialização dos saberes entre docentes e licenciandos, quando envolvidos diretamente em situações de ensino e aprendizagem, que serviram como elementos fortalecedores do processo de desenvolvimento da docência. Para conclusão, o trabalho convida bolsistas a refletirem sobre o fazer pedagógico e sobre a incorporação das tecnologias digitais, assumindo a mediação pedagógica como elemento preponderante no alcance de aprendizagens.
Referências
CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2018. Disponibilidade em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid> Acesso em: 08 de abril de 2019.
FELÍCIO, Helena M.dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista. Diálogo Educacional, Curitiba, v.14, n.42, p.415-434.maio/ago.2014. Disponibilidade em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6587/6488>. Acesso em 12/03/2019.
GARCIA, Rosângela Silveira. AXT, Margarete. Mapas sensíveis educacionais: enunciado produtor de sentidos. In: Anais do 24º Seminário Nacional de Arte e Educação: Arte e Educação: Os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo. Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2014. Disponibilidade em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/110717> Acesso em 08 de abril de 2019.
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. Aproximando a Universidade da Escola Básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago. 2005.
NEVES, C. M. C. Relatório de gestão 2009-2011. Brasília: Capes, Diretoria de Educação Básica Presencial, 2012.
SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NOVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.
SAVIN-BADEN, M. Problem-based Learningin Higher Education:Untold Stories. [S.l.]:TheSociety for Research into Higher Education & Open University Press,2000.
SOUSA, Sidnei de Oliveira. Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para promover a inserção transformadora na sociedade. In: Revista Acta Scientiarum Education. Maringá, v.32, N.2, p.237-245, 2010. Disponibilidade em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/11170/11170>. Acesso em 08 de abril de 2019.
SOUTO, Nilton Luiz. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores em Ciências Biológicas: o programa no IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP): Campinas, SP. 2018. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/330886/1/Souto_NiltonLuiz_D.pdf> Acesso em 08 de abril de 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).