LIDERANÇA PEDAGÓGICA, MOBILIDADE URBANA E DIREITO À CIDADE: ARTICULAÇÕES PARA A CIDADANIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
Este artigo investiga como a liderança pedagógica pode ampliar a presença dos temas mobilidade urbana, direito à cidade, participação social e inclusão nas práticas curriculares da educação básica brasileira. Parte-se da concepção de currículo como território em disputa, onde saberes hegemônicos competem com demandas de justiça social. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura (2013–2024) nas bases Web of Science e Scopus, complementada por obras clássicas sobre liderança educacional e justiça urbana. Após critérios de inclusão, 42 estudos foram analisados tematicamente. Os resultados indicam que: lideranças escolares, com foco em justiça social, favorecem a integração de conteúdos urbanos ao planejamento docente; lacunas de formação e pressões avaliativas dificultam essa transversalidade; projetos que articulam cartografias escolares, acessibilidade e parcerias intersetoriais favorecem aprendizagens contextualizadas. Propõe-se um quadro de ações estratégicas para gestores escolares. Conclui-se que a liderança pedagógica voltada à justiça urbana é essencial para democratizar a escola e a cidade.
References
Antonopoulou, H., Matzavinou, P., Giannoukou, I., & Halkiopoulos, C. (2025). Teachers’ Digital Leadership and Competencies in Primary Education: A Cross-Sectional Behavioral Study. Education Sciences, 15(2), 215. https://doi.org/10.3390/educsci15020215
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.
BETTINI, L. H. P., AMBROGI, I. H. e SCHWARTZ, R. M. P. B. (2022) Cidade educadora e humanizadora: a redução das desigualdades e vulnerabilidades. Eccos - Revista Científica, São Paulo, n. 61, p. 1-13, e21891, abr./jun. 2022. https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21891.
Bosu, R., Dare, Dachi, A. H. e Fertig, M. (2011) School leadership and social justice: Evidence from Ghana and Tanzania. International Journal of Educational Development. Volume 31, Issue 1, January 2011, Pages 67-77. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2010.05.008
BRANDT, Carolina. Mobilidade urbana e direito à cidade: interfaces e desafios. Curitiba: CRV, 2018.
BRASIL, 2023. Ministério das Cidades, 2023. Levantamento sobre a situação dos Planos de Mobilidade Urbana. Disponível em:
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 jan. 2012.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. (Edição consultada: Senado Federal, 2017).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC, 2017. (Versão homologada Educação Infantil e Ensino Fundamental; referência também à versão integrada 2018).
BRASIL. Ministério dos Transportes. (2024) Semana Nacional de Trânsito-2024. Acesso em 10 de junho de 2025. Disponível em: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/senatran/semana-nacional-de-transito-2024
Canavieira, F. O. e Coelho, O. P. (2020). Escola da infância, cidade e democracia: em busca do exercício da cidadania infantil. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 16, n. 40, p. 47-65, jul./set. 2020. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6885
Chapman, C., Ainscow, M., Miles, S. e West, M. (2006). Leadership that promotes the achievement of students with special educational needs and disabilities: full report. National College for School Leadership.
DAY, Christopher; SAMMONS, Pam et al. Successful school leadership. Reading, UK: Education Development Trust, 2016.
Evers, A. T., Verboon, P. e Klaeijsen, A. (2017). The development and validation of a scale measuring teacher autonomous Behaviour. British Educational Research Journal. https://doi.org/10.1002/berj.3291
Fertig, M (2012). Educational leadership and the Capabilities Approach: evidence from Ghana, Cambridge Journal of Education, 42:3, 391-408. http://dx.doi.org/10.1080/0305764X.2012.706254
FULLAN, Michael. Liderança em uma cultura de mudança. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Hilel, A.; Ramírez-García, A. (2022) The Relationship between Professional Environmental Factors and Teacher Professional Development in Israeli Schools. Education Sciences. 2022, 12, 285. https://doi.org/10.3390/educsci12040285
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2011. (Tradução brasileira da edição de 1968).
LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2009. (Série Cadernos de Gestão, v. IV).
Machado, L. e Piccinini (2018) Os desafios para a efetividade da implementação dos planos de mobilidade urbana: uma revisão sistemática. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana (Brazilian Journal of Urban Management), 2018 jan./abr., 10(1), 72-94. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/urbe/a/G3p9WZVdz4yqYzL5CQzHjgs/?format=pdf&lang=pt >
NitTrans. NitTrans divulga programação do Mês de Mobilidade 2023. Acesso em 10 de junho de 2025. Disponível em: https://nittrans.niteroi.rj.gov.br/single-post/nittrans-divulga-programa%C3%A7%C3%A3o-do-m%C3%AAs-de-mobilidade-2023
Theoharis, G. (2007). Social Justice Educational Leaders and Resistance: Toward a Theory of Social Justice Leadership. Educational Administration Quarterly, 43, 221-258. https://doi.org/10.1177/0013161x06293717
Torres, M. V., Zerrudo, A. P., Labad, V. S., & Gabales, B. G. (2024). Teachers’ views on the conduct of class observation: The Philippine DepEd setting. International Journal of Instruction, 17(3), 453-474. https://doi.org/10.29333/iji.2024.17325a
Shields, C. M. (2018). Transformative leadership in education: Equitable and socially just change in an uncertain and complex world. New York, NY: Routledge.
UERJ. Participação social em planejamento urbanístico: limites e possibilidades em audiências públicas. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2019.
Vanderlinde, R., van Braak, J. e Dexter, S. (2012) ICT policy planning in a context of curriculum reform: Disentanglement of ICT policy domains and artifacts. Computers & Education 58 (2012) 1339–1350. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.12.007
Zúñiga, D., Cerda, G., & Bustos Navarrete, C. (2025). Leadership for Educational Inclusion: Design and Validation of a Measurement Instrument. Education Sciences, 15(2),181. https://doi.org/10.3390/educsci15020181
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








