ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CONTEXTO DA GERONTOLOGIA

  • Michele Silva Costa Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Diego Neves de Sousa Embrapa Pesca e Aquicultura
Palavras-chave: Idosos. Estudo bibliométrico. Ensino de línguas.

Resumo

As estratégias de ensino-aprendizagem de língua estrangeira no contexto da gerontologia em Universidades da Maturidade ainda é incipiente no país. Decorrente disso, buscou-se realizar uma revisão bibliométrica para analisar os estudos publicados entre 2014 a 2018 sobre as temáticas: ensino-aprendizagem, língua estrangeira e gerontologia, os quais foram os strings de busca no Google Acadêmico. Entre os resultados dos estudos mapeados é que reconhecem no fator afetividade um elemento motivador do processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira para o contexto da gerontologia e que os docentes recorrem a aplicação da abordagem comunicativa.

Biografia do Autor

Michele Silva Costa Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Possui licenciatura em Letras (2007) e graduação em Administração (2006) ambas pela Universidade Estadual de Montes Claros e especialização em Docência do Ensino Superior (2015) pela FACIMAB. Atualmente é mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em ensino de línguas na educação básica e na educação de Jovens e Adultos. Tem interesse em estudos de práticas de letramento no contexto da internacionalização da pós-graduação.

 

Diego Neves de Sousa, Embrapa Pesca e Aquicultura

Gestor de Cooperativas (UFV), mestre em Extensão Rural (UFV), Doutorando em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Analista da Embrapa Pesca e Aquicultura.

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Publicado
2019-07-18