TECNÓLOGOS EM LOGÍSTICA: DA GRADUAÇÃO A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Neste artigo discutimos as vivências da prática educativa de professores formados na área de tecnologia em logística, ingressantes na carreira docente em uma unidade de ensino da região norte. Diz respeito a uma pesquisa qualitativa que obteve os dados por meio de entrevista estruturada concedida por um total de três professores da referida área. Adotou-se análise de conteúdo com os dados que retratam o período de ingresso dos professores, demonstrando que vivenciaram situações desafiadoras mediante a inexperiência com a sala de aula, falta de preparo adequado para dar aula, para superar as expectativas dos alunos em relação às aulas e conquistar sua confiança, dentre outros aspectos. Conclui-se que para que os alunos tenham sucesso no processo de aprendizagem se faz necessário de uma inter´-relação recíproca entre os aspectos didático-pedagógicos, técnicos e disciplinares. Além das respectivas capacitações técnico-didático-pedagógicas.
Referências
ALMEIDA, M. I. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.
ANASTASIOU, L. das G. C. A ensinagem como desafio à ação docente. Revista pedagógica – UNOCHAPECÓ, v. 4, n. 8, p. 65-77, 2002.
ANASTASIOU, L. das G. C. Profissionalização continuada do docente da educação superior: desafios e possibilidades. Revista olhar de professor, v. 8, n. 1, p. 9-22, 2005.
ANECLETO, Ú. C. Formação de professores e ação educativa na era da cultura digital: algumas reflexões. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 4, n. 8, p. 295-306, dez. 2018.
ASSIS, A. E. S. Q.; CASTANHO, M. E. L. M. Educação, inovação e o professor universitário. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 3, dez. 2006.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 LDA, 2009.
BORGES, R. M.; GONZÁLEZ, F. J. O início da docência universitária: a importância da experiência. Rev. Docência Ens. Sup., Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 50-62, jul./dez. 2017.
CAPUZZO, D. B.; AIRES, B. F. da C.; MACHADO, T. R.; MEIRELLES, V. R. C. Formação docente continuada no ensino superior: uma experiência e sete desafios para reflexão. Revista Humanidades & Inovação, Tocantins, v.5, n. 3, p. 178-184, 2018.
CASTANHO, M. E. Professores de ensino superior da área da saúde e sua prática pedagógica. Interface – Comunic, Saúde, Educ, v. 6, n. 10, p. 51-62, fev. 2002.
CASTANHO, M. E. de L. e M. Professor do ensino superior da área de ciências sociais aplicadas e sua prática pedagógica: história oral temática. Revista de educação, n. 15, p. 55-62, nov. 2003.
CASTANHO, M. E. Docência no Ensino Superior: desafios contemporâneos. Evidência, Araxá, v. 13, n. 13, p. 13-22, 2017.
CASTANHO, S. Ensino com pesquisa na graduação. In: VEIGA, I. P. A.; NAVES, M. L. P. (Orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. 1. Ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005.
CASTRO, P. A. P. P. de.; TUCUNDUVA, C. C.; ARNS, E. M. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. ATHENA - Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, p. 49-62, jan./jun. 2008.
CORTELA, B. S. C. Professor universitário: o desafio da construção de uma profissionalidade docente. In: SILVA, L. F.; DIAS, M. S.; MANZANI, R. M. (Orgs.). Cadernos de docência na educação básica II. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013, p. 9-28.
CUNHA, M. I. Formação docente e inovação: epistemologias e pedagogias em questão. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14., 2008. Porto Alegre. Anais... Recife: Edições Bagaço, 2008. v. 1. p, 465-476.
CUNHA, M. I. Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília: CAPES: CNPq, 2010.
FERREIRA, V. S. As especificidades da docência no ensino superior. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 85-99, jan./abr. 2010.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J.-F.; MALO, A. e SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira de Lima. Ijuí: Unijuí, 1998.
GATTI, B. O que se percebe é que a questão da docência é sempre relegada como se fosse algo menor. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, nº 2, p. 248-275, dezembro, 2014.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V. Construção da profissão docente: possibilidades e desafios para a formação. In: ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. R. (Orgs.). Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: UFSM, 2009. p. 163-176.
LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MASCARENHAS, M. S. Transtornos mentais comuns entre docentes do departamento de saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2010. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista eletrônica de administração e turismo, v. 2, n. 1, Jan./ Jun., 2013.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo, Cortez, 2002.
SAVIANI, D. Formação de Professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, p. 07-19, jan./jun. 2011.
SILVA, L. B da.; SANTOS, J. C dos. Os desafios da prática educativas de professores de um curso tecnológico e outro de licenciatura. Humanidades & Inovação, v. 5, n. 9, p. 119-132, out. 2018.
SILVA, L. B da.; WILL, J. M. de S. Graduação em administração: do ensino-aprendizagem aos processos de ensinagem. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v.5, n. 9, p. 56-71, dez. 2018.
WILL, J. M. de S.; PACHECO, J. A. Currículo e gestão curricular: uma reflexão inicial. ESPAÇO DO CURRÍCULO, v. 4, n. 2, p. 220-226, Set./Mar. 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).