PENSANDO SOBRE VULNERABILIDADE E UNIVERSIDADE ATRAVÉS DO CINEMA
Resumo
Este artigo busca refletir sobre a situação de ingresso dos estudantes de graduação com vulnerabilidades sociais que chegaram às universidades brasileiras. Para exemplificar nossa análise, buscamos analisar partes do filme “Que Horas Ela Volta?” (Brasil, 2015). Este é um trabalho exploratório, de cunho bibliográfico e que busca trabalhar com a relação entre estudantes pobres e suas representações no cinema. Os resultados desse trabalho mostram que uma educação verdadeiramente democrática e libertadora faz aumentar o número de estudantes pobres nas universidades, tornando a educação superior mais humana e mais consciente dos projetos de futuro de tais estudantes.
Referências
BRASIL. Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros. COSTA, Marco Aurélio; MARGUTI, Bárbara Oliveira (editores).Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Brasília: IPEA, 2015.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. Sinopse estatística da educação superior – 2000 / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília: O Instituto, 2001.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. Sinopse estatística da educação superior – 2014 / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília : O Instituto, 2015.
FILGUEIRA, C. H. Estructura de oportunidades y vulnerabilidad social: aproximaciones conceptuales recientes. IN: CEPAL. Seminario vulnerabilidad. Santiago: Cepal, 2001.
FREIRE, P. O papel da educação na humanização. IN: Revista da FAAEBA. Salvador, número 7, pág. 9-17, jan/junho 1997.
GOMES, M. A.; PEREIRA, M. L. D. Família em situação de vulnerabilidade social: uma questão de políticas públicas. IN: Revista Ciências & Saúde Coletiva. Associação Brasileira de Saúde Coletiva/Abrasco. 10 (2), pág. 357-363, 2005.
HALL, S. A identidade cultural e a pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
HALL, S. Old and new identities, old and new ethniticies. IN: Culture, globalization and the world-system. University of Minnesota Press, 1997, pág. 41 a 68.
MORA SANTOS, M. El desafío del análisis multidimensional de la pobreza. IN: Medición multidimensional de la pobreza en México. Julio Boltvinik et al. (coord.). El Colegio de México. Consejo Nacional de Evaluación de la Política de Desarrollo Social, México, 2010, pág. 11-41.
PORCHMANN, M. Estrutura social no Brasil: mudanças recentes. IN: Serviço Social & Sociedade. São Paulo, n. 104, p. 637-649, out./dez. 2010.
RODRIGUES, W. Tropicalismo e cinema na construção de uma identidade nacional. Revista Cadernos de Pesquisa. UFMA, São Luís, v. 21, n. 1, p. 01 – 09, mai/ago. 2014.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).