PENSANDO SOBRE VULNERABILIDADE E UNIVERSIDADE ATRAVÉS DO CINEMA

Palavras-chave: Pobreza. Vulnerabilidade. Cinema. Educação.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a situação de ingresso dos estudantes de graduação com vulnerabilidades sociais que chegaram às universidades brasileiras. Para exemplificar nossa análise, buscamos analisar partes do filme “Que Horas Ela Volta?” (Brasil, 2015). Este é um trabalho  exploratório, de cunho bibliográfico e que busca trabalhar com a relação entre estudantes pobres e suas representações no cinema. Os resultados desse trabalho mostram que uma educação verdadeiramente democrática e libertadora faz aumentar o número de estudantes pobres nas universidades, tornando a educação superior mais humana e mais consciente dos projetos de futuro de tais estudantes.

Biografia do Autor

Rosa Ynés Alácio García, Universidad Autónoma de la Ciudad de México

Doctora en Estudios Sociales con línea en Procesos Políticos por la Universidad Autónoma Metropolitana- Iztapalapa (Ciudad de México, CDMX, México). Profesora Investigadora de la Universidad Autónoma de la Ciudad de México, Plantel Cuautepec. 

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorado em Humanidades da Universidade de Leiden (Leiden, Países Baixos). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente do PPGL e PPGDire. 

Referências

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Publicado
2022-09-28