FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR
Resumo
Este artigo versa sobre a formação continuada dos docentes que atuam na educação infantil na perspectiva dos fundamentos teóricos epistemológicos da complexidade e da transdisciplinaridade. Apresenta como questão norteadora a importância do processo formativo para compreensão das demandas emergentes que surgem na sociedade contemporânea, assim, urge superar a formação arraigada no paradigma tradicional em que as práticas são baseadas na fragmentação do conhecimento. Neste sentido, propõe uma reflexão sobre a formação continuada pautada na perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade em que vislumbra a religação dos saberes e práticas educacionais mais humanas e integradas.
Referências
BARBOSA, Silvia Néli; MAIA, Marta Nidia; RONCARATI, Mariana. “Ela aproveita para andar aqui”. As crianças e as Instituições de Educação infantil. In: KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (Org.). Educação Infantil: formação e responsabilidade. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 227-242.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 20 mar. 2018.
______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil,Poder Executivo, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 21 mar. 2018.
______. Ministério da Educação. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 26 fev. 2018.
______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC; SEB, 2010.
DIDONET, Vital. Creche: a que veio, para onde vai. In: Educação Infantil: a creche, um bom começo. Em Aberto. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais, v 18, n. 73, p. 11-28, 2001.
FORMOSINHO, João. A universidade e a formação de educadores de infância: potencialidades e dilemas. In: MACHADO, Maria Lucia de A. Encontros e desencontros em educação infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 169-188.
FORMOSINHO, Júlia Oliveira. O desenvolvimento profissional das educadoras de infância: entre os saberes e os afectos, entre a sala e o mundo. In: MACHADO, Maria Lucia de A. Encontros e desencontros em educação infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 133-167.
HADDAD, Lenira. Substituir ou compartilhar? O papel das instituições de educação infantil no contexto da sociedade contemporânea. In: MACHADO, Maria Lucia de A. Encontros e desencontros em educação infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 91-96.
IMBERNÓN. Francisco. Novos desafios da docência no século XXI: a necessidade de uma nova formação docente. In: GATTI, Bernadete Angelina (Org.). Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Editora UNESP, 2015. p. 75-82.
KRAMER, Sônia. Formação de profissionais de educação infantil: questões e tensões. In: MACHADO, Maria Lucia de A. Encontros e desencontros em educação infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 117-132.
LEITE FILHO, Aristeo Gonçalves; NUNES, Maria Fernanda. Direitos da Criança à Educação Infantil: reflexões sobre a história e a política. In: KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (Org.). Educação Infantil: formação e responsabilidade. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 67-88.
MACHADO, Maria Lúcia de A. Educação Infantil e Sócio-Interacionismo. In: OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de. Educação Infantil: muitos olhares. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes. complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willins Harman House, 2008.
Edgar Morin. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; UNESCO, 2000.
NICOLESCU, Barasab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
NUNES, Maria Fernanda; KRAMER, Sônia. Educação infantil e expansão da escolaridade obrigatória: questões para a política, a formação e a pesquisa. In: KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (Org.). Educação Infantil: formação e responsabilidade. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 31-47.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).
______. Educação Infantil: muitos olhares. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PAUL, Patrick. Saúde e transdisciplinaridade. São Paulo: Edusp, 2013.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PUJOL, Maria Antonia. A transdisciplinaridade na Educação Infantil. In: TORRE, Saturnino de la (Dir.); PUJOL, Maria Antônia; MORAES, Maria Cândida (Coord.). Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. Tradução Suzana Vidigal. São Paulo: TRION, 2008.
TORRE, Saturnino de la (Dir.); PUJOL, Maria Antônia; MORAES, Maria Cândida (Coord.). Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. Tradução Suzana Vidigal. São Paulo: TRION, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).