REATIVAÇÃO DA ESCOLA DE CONSELHOS DO ESTADO DO TOCANTINS

  • Fredson Vieira Costa Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Dayane Nunes Rodrigues Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Láisa Giseli Neiva Leite Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Marcela Barreto da Silva Oliveira Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Ana Clara Alves Farias Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
Palavras-chave: Escola de Conselhos, Reativação, Educação Continuada, Sistema de Garantia de Direitos, Tocantins.

Resumo

A reativação da Escola de Conselhos do Estado do Tocantins é um projeto da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários. A iniciativa busca implementar a formação continuada para Conselheiros Tutelares, de Direitos e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) no Tocantins. A necessidade dessa reativação é justificada pela fragilidade desses conselhos, em parte devido à ausência de formação permanente, evidenciada por indicadores de vulnerabilidade de crianças e adolescentes no estado (BRASIL, 2024; UNICEF, 2023). O projeto prevê capacitar diretamente 1.557 pessoas nos 139 municípios, distribuídos em 7 regionais do estado. A formação terá carga horária de 120 horas. A metodologia central é a da problematização (BERBEL, 1995; FREIRE, 1987), alinhada a normativas como a Resolução nº 244/2024 do Conanda (CONANDA, 2024). A visão de futuro é que a Escola se torne uma estratégia permanente financiada por recursos públicos.

Biografia do Autor

Fredson Vieira Costa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Coordenador Geral da Escola de Conselhos, Docente (Unitins).

Dayane Nunes Rodrigues, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Coordenadora de Infraestrutura e Logística, Técnica-Administrativa (Unitins). 

Láisa Giseli Neiva Leite, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Coordenadora Didático Pedagógica, Técnica-Administrativa (Unitins).

Marcela Barreto da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Coordenadora de Articulação e Mobilização, Docente (Unitins).

Ana Clara Alves Farias, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Secretária Executiva, Discente (Unitins).

Referências

BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 16, p. 09-19, 1995.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Decreto nº 9.603, de 10 de dezembro de 2018. Regulamenta a Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 11 dez. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017. Estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 5 abr. 2017.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 09 maio 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS. Indicadores de mortalidade infantil e materna. Disponível em: http://datasus.saude.gov.br. Acesso em: 09 maio 2025.

CONANDA. Resolução nº 244, de 2024. Dispõe sobre diretrizes para formação continuada dos conselheiros tutelares e de direitos. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.gov.br/mdh. Acesso em: 09 maio 2025.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FUNDAÇÃO ABRINQ; UNICEF Brasil. Observatório da Criança e do Adolescente. Indicadores sociais da infância e adolescência. Disponível em: https://www.observatoriodacrianca.org.br. Acesso em: 09 maio 2025.

UNITINS. Universidade Estadual do Tocantins. Regimento Interno da Escola de Conselhos. Palmas: Unitins, 2024. Documento institucional interno.

UNITINS. Termo de Cooperação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Diário Oficial da União, 2024.
Publicado
2025-06-30
Seção
Relatos de Experiência