O USO DE TICs E AMBIENTES VIRTUAIS NAS POLITICAS PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE GESTÃO PÚBLICA DA UNITINS NO PROJETO TO GRADUADO
Resumo
O artigo investiga a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no curso de Gestão Pública da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), no âmbito do Projeto TO GRADUADO. O objetivo principal é avaliar como essas tecnologias impactam o ensino, a mediação pedagógica e a interação entre alunos, professores e tutores, buscando identificar desafios e avaliar sua efetividade no desenvolvimento de competências profissionais.A pesquisa, de abordagem qualitativa, se baseia em revisão bibliográfica, análise documental de materiais do curso (planos de aula, relatórios, conteúdos do AVA EDUC@) e das formações continuadas. A fundamentação teórica explora a integração de TICs e AVAs no ensino superior, a aprendizagem colaborativa, práticas docentes inovadoras e a formação de professores, citando autores como Freire, Moore e Dias.O estudo busca compreender como as políticas públicas de integração de TICs e AVAs transformam as práticas docentes e os processos de ensino-aprendizagem no contexto específico da interiorização do ensino no Tocantins. A questão central é como a utilização dessas tecnologias impacta a interação entre os diversos atores educacionais (alunos, professores formadores e auxiliares, tutores presenciais e a distância, e equipe de suporte).
Referências
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução, Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
CHAVES, Eduardo. O uso de computadores nas escolas: Fundamentos e críticas. São Paulo: Scipione, 1987.
DIAS, Paulo. Comunidades de educação e inovação na sociedade digital. Educação Formação e Tecnologia. Portugal: Dezembro, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GIKOVATE, Flávio, A Arte de Educar. MG editores, São Paulo, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MIRANDA, Simão, Professor, Não Deixe a Peteca Cair. Campinas: Papirus, 2005.
MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
MOORE, Michael G. Teoria da Distância Transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, n. 1, São Paulo, 2002. Disponível em: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/111. Acesso em: Acesso em: 2 jan. 2025.
OKADA, Alexandra Lilaváti Pereira; SANTOS, Edméa Oliveira. Comunicação educativa no ciberespaço: utilizando interfaces gratuitas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4,
n. 13, p. 161-174, set./dez. 2004. Disponível em:
https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/7064. Acesso em: 15 mar. 2025.
ROSA, Rosemar; CECÍLIO, Sálua. Educação e o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação: a produção do conhecimento em análise. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 107-126, mar./ago. 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3842/384238781006.pdf. Acesso em: 22 mar. 2025.
ROSEMBERG, Dulcinéa Sarmento. O processo de formação continuada de professores universitários: do instituído ao instituinte. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 23., 2000, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPEd, 2000. Disponível em: http://168.96.200.17/ar/libros/anped/0834T.PDF. Acesso em: 23 mar. 2025.
SALES, Mary Valda Souza. Educação a Distância. Módulo I. Curso de Formação de Conselheiros Municipais de Educação. Salvador: Unilatus, 2019.
SOUZA, Ana Maria Martins de. A Mediação Como Princípio Educacional. São Paulo: Senac, 2004.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2013.
TORRES, Tércia Zavaglia; AMARAL, Sérgio Ferreira do. Aprendizagem colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. ETD – Educação Temática Digital, v. 12, p. 49-72, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1203. Acesso em: 11 fev.
2025.
VIDAL, Altemar Santos; MIGUEL, Joelson Rodrigues. As tecnologias digitais na educação contemporânea. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 14, n. 50, p. 366-379, 2020. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2443. Acesso em: 30 mar. 2025.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).