DA ESCOLA AO QUILOMBO: TRAJETÓRIA SÓCIO ESPACIAL DO PIBID DE GEOGRAFIA ARAGUAÍNA /TO
Resumo
O presente trabalho objetiva evidenciar a realização de práticas educativas na Educação Básica a partir da inserção do PIBID do curso de Geografia da UFT. As primeiras ações foram desenvolvidas em 2014, com participação no Projeto Axé na Caixa. No ano de 2016 no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes realizamos ações na semana da Consciência Negra com oficinas e visita a comunidade quilombola Dona Juscelina. Foram utilizadas exposição de vídeos, filmes e gincana com abordagem dos diferentes tipos de discriminação que oprimem a crianças e jovens negros no Brasil. Assim, a culminância das ações ocorreu tanto no âmbito escolar contemplando as demandas do PPP, como na visita na comunidade quilombola. As atividades desenvolvidas possibilitaram a compreensão de currículo conforme Sancristán (2000), Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2013), quilombo em Ratts (2006) e importância do PPP, como importantes instrumentos para a garantia de uma educação básica com qualidade.
Referências
ARAGUAÍNA, 2016. Projeto Político Pedagógico – PPP do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes. 2016. 62p.
BRASIL, 2013. Plano Nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, SECADI, 2013. 104 p.
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BRASIL, 2003. DECRETO Nº 4.887, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4887.htm. Acessado em 07 de junho de 2018.
RATTS, Alex. Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de Beatriz Nascimento. São Paulo: Imprensa Oficial (SP) e Instituto Kuanza, 2006.
SANCRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 352 p.
SOUZA, Ana Lúcia Silva. Ensino Médio In.: BRASIL, Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: SECAD, 2006. 262 p.
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