EDITORIAL

  • Marcela Langa Lacerda Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Laranjeiras do Sul)
  • Carlos Borges Silva Júnior Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

O presente dossiê temático da revista Humanidades & Inovação (v. 5, n. 10) dedica-se à explicitar a diversidade de pesquisas que podem ser realizadas a partir da noção de gênero, em estudos da linguagem, considerados, de modo geral, formas típicas de estruturação da totalidade discursiva.

Biografia do Autor

Marcela Langa Lacerda, Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Laranjeiras do Sul)

Professora adjunta da área de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Laranjeiras do Sul), desde 2010. Graduada em Letras (2004), especialista em Linguagem e seu funcionamento (2006) e mestre em Estudos Linguísticos (2008), pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Linguística (área de concentração: Teoria e Análise Linguística) (2017), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora colaboradora do Núcleo Interinstitucional de Pesquisa Varsul-SC (UFSC) e dos seguintes Grupos de Pesquisa da UFFS: (i) Estudos Sociolinguísticos, (ii) Estudos Gramaticais e Lexicais, (iii) Interdisciplinar em Políticas e Práticas de Educação (IPRAE). Desenvolve pesquisas a partir de interfaces entre os campos variacionista, funcionalista e dialógico, com ênfase nos seguintes temas: variação e gramaticalização, estilo linguístico, relação entre gêneros do discurso, formas e funções, expressão do futuro do presente, linguagem e identidade, usos sociais da língua em contexto acadêmico.

Carlos Borges Silva Júnior, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor da Universidade Federal do Tocantins, graduado em Letras, língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará, mestre em Jornalismo e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduando em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins, UFT.

Publicado
2018-12-17