CRIANÇA, ADOLESCENTE E REDE DE PROTEÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DO SISTEMA DE GARANTIAS DE DIREITOS

  • Léia Correia Bueno Pibic/Unitins
  • Holda Coutinho Barbosa Unitins

Resumo

A Fundação Universidade do Tocantins/Unitins por meio da Escola de Conselhos, integra um conjunto de projetos e estratégias no âmbito da Pro-Reitoria de Extensão como a formação continuada para Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente no Estado do Tocantins desde 2009. Tendo como base esse trabalho desenvolvido pela Universidade percebe-se a necessidade de conhecer o perfil dos Conselheiros Tutelares após a capacitação oferecida pela referida Escola, considerando os resultados da pesquisa sobre a atuação destas instituições apresentada pelo Centro de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CEDECA) em 2009, que antecede todo esse processo de formação continuada desenvolvido pela por essa escola no âmbito da Unitins. O presente artigo apresenta como tema – “Criança, Adolescente e Rede de proteção: desafios e possibilidades para a efetivação do sistema de garantias de direitos”, configurando-se como um dos objetivos específicos do projeto macro da Escola - Avaliação do perfil profissional e político social dos conselheiros tutelares do Estado do Tocantins, capacitados no ano de 2012. A pesquisa terá como população 85% de Conselheiros Tutelares certificados nos dois cursos de formação desenvolvidos pela Escola no ano de 2012, o que equivale a 338 conselheiros. 

Biografia do Autor

Léia Correia Bueno, Pibic/Unitins
Estudante do Curso de Serviço Social da Fundação Universidade do Tocantins – Unitins
Holda Coutinho Barbosa, Unitins
Professora Mestra em Ciência da Informação e Sociologia. Curso de Serviço Social da Fundação Universidade do Tocantins/Unitins Campus Palmas

Referências

ALVES, Ariel de Castro; Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Fundação Promenino. Disponível em http://www.promenino.org.br/noticias/reportagens/tire-8-duvidas-sobre-o-sistema-de-garantia-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente. Acesso dia 22 de abril de 2015 às 10hs e 30 min.

ANDRADE, José Eduardo. Conselhos tutelares: Sem ou Cem caminhos. São Paulo: Veras Editora, 2002 - (Série núcleos de pesquisa; 5 ).

BRASIL. Mapa da Violência 2012: Crianças e adolescentes no Brasil. Disponível em: <http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2012/MapaViolencia2012_Criancas_e_Adolescentes.pdf>. Acesso em: 13 de abril de 2015.

BRASIL. (ECA) Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília: Senado Federal.

BRASIL; (CONANDA) Conselho Nacional dos Diretos das crianças e dos Adolescentes. Resolução nº 75 do Conanda que dispões sobre o funcionamento dos Conselhos Tutelares. Disponível em: http://www.promenino.org.br/noticias/arquivo/resolucao-75-do-conanda-sobre-funcionamento-dos-conselhos-tutelares. Visitado em: 07/05/2015

CUNHA José Ricardo. A nova política de atendimento no Estatuto da criança e do adolescente. In: DINIS, Andréia; CUNHA, José Ricardo (orgs). Visualizando a política de atendimento à criança e ao adolescente. Rio de Janeiro: Litteris Ed: Kro Art. Fundação Bento Rubião, 1998.

DIGIÁCOMO, Murilo José; O Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente e o Desafio do Trabalho em “Rede” 2011: Disponível em:http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/conselhos_direitos/Sistema_de_arantias_ECA_na_Escola_II.pdf. Acesso dia: 15/04/2015 às 09 h 30 min.

FERREIRA, Luiz Antônio Miguel; O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Professor: reflexos na sua formação e atuação. São Paulo: Cortez, 2008.

FRIZZO, Kátia Regina, O Conselho Tutelar Como Instituição Comunitária in: Conselhos Tutelares: desafios teóricos e práticos da garantia de direitos de criança e adolescente/ Benedito Rodrigues Santos, Rodrigo de Sousa Filho e Maria Lúcia Durigueto (organizadores). Juiz de Fora: ed. UFJF, 2011

(IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010)

JULIANO, Maria Cristina Carvalho. Rede Família: crianças e adolescentes integrados à família e à comunidade em Rio Grande. IN Redes de proteção social / [coordenação da publicação Isa Maria F. R. Guará] . -- 1. ed. – São Paulo : Associação Fazendo História : NECA - Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente, 2010. -- (Coleção Abrigos em Movimento)

LESSA, Ciça. A articulação do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescentes na forma da rede. 2011 . In: Vida em Rede: conexões, relacionamentos e caminhos para uma nova sociedade/ Cássio Marinho... [et all.]. – Barueri, SP: Instituto C&A,

NETO, Vanderlino Nogueira. Por um Sistema de promoção e proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, Especial/2005. Ano XXVI. N. 83. p. 05-29.

TEIXEIRA, Maria Edna. Criança e Adolescente e o Sistema de Garantia de Direitos 2010. Disponível em. http://www.mpce.mp.br/esmp/publicacoes/ed12010/artigos/4CRIANDIREITOS.pdf. Acesso dia 22 de abril de 2015 as 09hs e 30min.

WARREN, Ilse Scherer; Redes da Sociedade Civil: advocacy e Incidências possíveis. In: Vida em Rede: conexões, relacionamentos e caminhos para uma nova sociedade/ Cássio Marinho... [et all.]. – Barueri, SP: Instituto C&A, 2011.

Publicado
2016-06-21