CIRCULAÇÃO DE CONTEÚDOS CONSTRUÍDOS POR JOVENS USUÁRIOS DE PLATAFORMAS MULTIMIDIÁTICAS EM PALMAS - TO
Resumo
O estudo realizado nesta pesquisa baseou-se nos Estudos Culturais, cujos conceitos norteadores são os de mediação e recepção. Sobre isso é necessário considerar que Martín-Babero (1997) partiu da premissa de que a comunicação não se restringia apenas aos meios, trazendo, portanto, uma redefinição aos estudos na área. Os processos identitários e comunicacionais, estabelecidos a partir dos usos e apropriações multimidiáticas pelos jovens no Tocantins constituem o interesse maior desta pesquisa: as relações entre a mídia e o cotidiano, cultura e comunicação, as teias de significações socioculturais e políticas construídas no dia a dia e seus vínculos com as práticas e pensamento dos receptores que interessaram para esta pesquisa.
Referências
BARBOSA, Lívia (org.). Juventudes e gerações no Brasil contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2012.
BORELLI, Viviane. Estratégias de oferta e consumo de produtos midiáticos/ religiosos. Anais do XX Encontro da Compós, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, de 14 a 17 de junho de 2011. COMPÓS, 2011.
BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em Comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. E-compós. Brasília, v.1, n.1, p. 1-33, abr. 2011.
EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana Graciela Bruno. Geração Digital: riscos e benefícios das novas tecnologias para crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2009.
ESCOSTEGUY, Ana C; JACKS, Nilda. Comunicação e recepção. São Paulo: Hacker, 2005.
FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel. Trad. de Júlio Assis Simões, 1995. (Série Coleção Cidade Aberta).
GARCÍA-CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos. Tradução de Maurício Santana Dias. 8ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS (IBGE). Censo Demográfico. 2010.
JACKS, Nilda. Televisão e identidade nos estudos de recepção. In: SOUSA, Mauro Wilton de (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1994.
_____. (org.). Meios e audiências: a emergência dos estudos de recepção no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2008.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Pesquisa em Comunicação: formulação de um modelo metodológico. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
_____. Ofício de Cartógrafo: Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. Tradução: Fidelina Gonzáles. Coleção Comunicação Contemporânea 3, São Paulo: Edições Loyola, 2004.
MELLO, Bruno. Geração @: quem são e como se comportam. Foco em Gerações. Disponível em: <http://www.focoemgeracoes.com.br/index.php/2011/ 02/25/geracao-quem-sao-e-como-se-comportam/>. Acesso em: 10 nov. 2011.
NOVAES, Regina; VANNUCHI, Paulo (orgs.). Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).