DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SUPERIOR: REVISÃO NARRATIVA SOBRE AS MARCAS DA FRAGMENTAÇÃO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS E AS PERSPECTIVAS FUTURAS

Palavras-chave: Inclusão. Autismo. Ensino Superior. Acessibilidade. Permanência.

Resumo

O estudo aborda a inclusão de estudantes autistas no Ensino Superior  brasileiro, evidenciando desafios e lacunas enfrentadas por esse público. Objetiva compreender as dificuldades de adaptação e permanência acadêmica desses estudantes, analisando as estratégias institucionais de acolhimento e suporte. Utiliza-se pesquisa qualitativa, com revisão de literatura e análise de estudos recentes sobre o tema. Constata-se que, apesar dos avanços legislativos e do aumento das matrículas, as instituições ainda carecem de estrutura adequada, formação docente específica e mecanismos de acompanhamento individualizado. A ausência de políticas efetivas prejudica o desempenho acadêmico e social dos estudantes autistas. Conclui-se que a promoção da inclusão depende da adoção de medidas como adaptação curricular, capacitação docente e criação de núcleos de acessibilidade, visando garantir a igualdade de oportunidades e a permanência desses estudantes no Ensino Superior.

Biografia do Autor

Karina Donizete Martins, Centro Universitário Itop (UNITOP)

Mestre em Educação Sociocomunitária (pela UNISAL). Assistente social (pela UNIFMU), Pedagogia (pela Faculdade Paulista), Licenciada em Sociologia (PELA Faculdade Paulista) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidad San Matin Lutero (UML). Atualmente é pró-reitora de pesquisa e professora no Centro Universitário Itop - UNITOP.

Maria Luísa Amorim Costa Bissoto, ASSOCIAÇÃO DE EDUCADORES LATINO-AMERICANOS

Pós-Doutora em Educação pela UNESP (Botucatu) e pela Universidade do Minho, Braga, Portugal, mestre e doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, atualmente é terapeuta ocupacional, em Portugual e membro de diversas associações, dentre elas: AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (AERA).

 

Muniz Araújo Pereira Júnior, Centro Universitário Itop (UNITOP)

Especialista em Gestão Escolar (pelo UNITOP), Graduado em Ciências Contábeis e Direito (pelo UNITOP), atualmente é Pró-reitor de Ensino a Distância no UNITOP. 

Patrícia Policieno de Resende , Centro Universitário Itop (UNITOP)

Mestra em Saúde e Gestão do Trabalho (pela UNIVALI), Instituição (vínculo atual por extenso), Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Audiologia Clínica e Ocupacional - CEFAC/GO e Especialização em Gerontologia Social (pela UFT), Graduada em Fonoaudiologia (pela PUC/GO). 

Taynara Melo, Centro Universitário Itop (UNITOP)

Especialista em audiologia (CEFAC), graduada em fonoaudiologia (pela PUC, GO). Atualmente é professora no Curso de Fonoaudilogia, pelo UNITOP.  

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Publicado
2025-05-05