A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA POR MEIO DE MULTILETRAMENTOS

Palavras-chave: Multiletramentos. Contação de histórias. Criatividade. Formação docente. Práticas pedagógicas inovadoras.

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi explorar o potencial pedagógico dos multiletramentos articulado à contação de histórias nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enfatizando as conexões entre práticas multimodais e a promoção da criatividade, conforme os referenciais de Saturnino de La Torre e de autores do campo dos multiletramentos. Metodologicamente, o estudo adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, buscando compreender como as práticas de multiletramentos podem ser integradas à contação de histórias para favorecer o desenvolvimento criativo dos estudantes e subsidiar a formação docente contínua. Os resultados apontam para o potencial das estratégias didáticas inovadoras e criativas na ampliação de repertórios expressivos e na valorização da diversidade cultural e tecnológica em sala de aula. Conclui-se que a inserção planejada e crítica dos multiletramentos na contação de histórias contribui significativamente para o desenvolvimento das competências comunicativas e criativas dos estudantes, ao mesmo tempo em que fortalece as práticas pedagógicas dos professores da Educação Básica.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

ARAUJO, Luiz Carlos Marinho de. Políticas públicas de formação docente: implicações no processo de ensino e aprendizagem na educação básica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, [s.l.], v.6, n.4, p.28-49, 2021.

ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio; SILVA, Marcelo Donizete da; SILVA, Marilene do Carmo. A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes. Revista Ambiente & Educação, [s.l.],v.12, n.3, p.17-38, set./dez. 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020, dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília/DF. 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília/DF. 2019.

BRASIL. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. MEC. Brasília/DF. 2017.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil, 05 de outubro de 1988. Brasília/DF. 1988.

DIAS, Tatiane Corrêa; ROCIO, Gisele Cordeiro do. A arte de contar histórias como prática pedagógica. Cadernos Intersaberes, [s.l.], v.8, n.15, 2019.

DRIESSNACK, Martha; SOUZA, Valmi D.; MENDES, Isabel, Amélia Costa. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 2: Desenhos de pesquisa qualitativa. Rev. Latino-am Enfermagem, [s.l.], v.15, n.4, p.684-688, 2007.

FEITOZA, Iranara Saraiva Alves. Leitura deleite: reflexões para a expansão das práticas de leitura por professores alfabetizadores com os multiletramentos. Leitura: Teoria & Prática, [s.l.], v.40, n.84, p.137-150, mai. 2022.

FEITOZA, Iranara Saraiva Alves; SOUZA, Angela Maria Baltieri; SOUSA, Clarilza Prado de. Análise de estudos recentes sobre a formação de professores alfabetizadores com a leitura e com a contação de histórias. Anuário de Literatura, [s.l.], v.27, p.1-18, nov. 2022.

FONTELLES, Mauro José; SIMOES, Marilda Garcia; FARIAS, Samantha Hasegawa; FONTELLES, Renata Garcia Simões. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina, [s.l.], v.23, n.3, p.1-8, 2009.

ISOBE, Rogéria Moreira Rezende; ANDRADE, Fernanda Borges de; PEDROSA, Neide Borges; SANTOS, Rodrigo de Andrade Sá; VIEIRA, Carlos Magno Naglis; NAGLIS, Suzana Gonçalves Batista. Breve histórico das políticas de formação de professores do Brasil. Cadernos da Fucamp, [s.l.], v.21, n.52, p.135-153, 2022.

LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores e didática para o desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.40, n.2, p.629-650, abr./jun. 2015.

LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Vida docente: a formação continuada de professores na Educação Básica. Revista Eletrônica Pesquisa Educa, [s.l.], v.13, n.32, 2021.

MIRA, Arivaldo Leite; MIRANDA, Dannielsom Thomptsom de Souza; SÁ, Esmeralda Viana Braga; BARRETO, Patrícia Assunção dos Santos. Políticas públicas para formação continuada docente: revisão de literatura. Rev. Pemo, Fortaleza, v.3, n.1, 2021.

MONTEIRO, Agostinho dos Reis. O pão do direito à educação. Educação Social, Campinas, v.24, n.84, p.763-789, set. 2003.

PEREIRA, M. A. Cultura e a maneira de pensar, agir e reagir do homem de uma sociedade na relação com os seus semelhantes. [s.l.], Editora Cultural, p.13-15, 1986.

RODRIGUES, Polyana Marques Lima; LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; VIANA, Maria Aparecida Pereira. A importância da formação continuada de professora educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano. Saberes Docentes em Ação, [s.l.], v.3, n.1, set. 2017.

ROJO, Roxane. Diversidade cultural e de linguagens na escola. São. Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.

SANTOS, Kerollen Gianine da Silva. A contação de história no ensino fundamental: um olhar a partir do estágio supervisionado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.

SILVA, Carla Luana da; LEAL, Rogério Gesta. Os programas constituidores da política pública educacional voltados à educação básica. Revista de Investigações Constitucionais, Curitiba, v. 9, n.2, p.423-450, 2022.

SILVA, Luciano Ferreira. A formação continuada de professores da Educação Básica no Brasil: realidades e necessidades. Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação, [s.l.], v.2, n.1, 2024.

SOUSA, Linete Oliveira de; BERNARDINO, Andreza Dalla. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educere et Educare, [s.l.], v.6, n.12, 2011.

SUMIKAWA, Cláudia Vieira Barboza. Multiletramentos na formação de professores em metodologias da transmidiação no Distrito Federal. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

TORRE, Saturnino de La. Dialogando com a criatividade. São Paulo: Madras, 2005.

TORRE, Saturnino de La. Educar en la creatividad: recursos para desarrollar la creatividad en el medio escolar. Narcea. 1982.
Publicado
2025-11-05