EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA - O PAPEL DO PROFESSOR NA DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PALMAS

  • Endiane Rodrigues Feitosa Aires Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica)
  • Rafael Assunção Godinho Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica)
  • Valdirene Cássia da Silva Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica)
Palavras-chave: Educação antirracista; Racismo Estrutural; Práticas Pedagógicas e Igualdade Racial.

Resumo

O presente artigo aborda o papel crucial dos professores na desconstrução do racismo estrutural em escolas públicas de Palmas, com foco na promoção da igualdade racial e no desenvolvimento de uma consciência crítica sobre questões raciais entre estudantes. O problema investigado foi como práticas pedagógicas e estratégias implementadas por educadores podem efetivamente contribuir para esses objetivos. Adotou-se uma metodologia descritiva-analítica, predominantemente qualitativa, para explorar as experiências e percepções de professores do ensino médio em diferentes regiões da cidade. A pesquisa incluiu revisão de literatura, entrevistas semiestruturadas e análise documental, permitindo uma compreensão profunda e contextualizada do tema. Utilizou-se o método Prisma para a revisão da literatura, estabelecendo critérios rigorosos para seleção de estudos relevantes, e abrangendo diversas bases de dados. As entrevistas com professores, complementadas pela análise de planos de aula e materiais didáticos, foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, identificando padrões e temas recorrentes. Os resultados destacam a importância de práticas pedagógicas inclusivas e políticas educacionais que fomentem a igualdade racial. Constatou-se que a formação continuada de professores é essencial para equipá-los com estratégias eficazes no combate ao racismo.

Biografia do Autor

Endiane Rodrigues Feitosa Aires, Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica)

Acadêmica do Curso de Direito na Faculdade Católica do Tocantins. 

Rafael Assunção Godinho, Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica)

Professor Me. Orientador do Curso de Direito na Faculdade Católica do Tocantins.

Valdirene Cássia da Silva, Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica)

Professora Doutora do Curso de Direito na Faculdade Católica do Tocantins.

Referências

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Publicado
2025-07-31