DESAFIOS DE ACESSO E PERMANENCIA DE PESSOAS COM DEFICIENCIA NO ENSINO SUPERIOR NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE UMA IES DO SUL DE MINAS GERAIS

Palavras-chave: Pessoas com deficiência. Direitos. Inclusão. Invisibilidade.

Resumo

O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com docentes de uma instituição de ensino superior do sul de Minas Gerais acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE), numa perspectiva de inclusão, tendo por objetivo compreender as percepções desses docentes sobre o AEE e acerca dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no ensino superior. A relevância da pesquisa se dá em função do crescente número de discentes com deficiência que chegam ao ensino superior e das dificuldades ainda enfrentadas por essas pessoas. Orientada por abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa de base exploratória e descritiva e aplicados dois instrumentos, sendo um questionário e uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados obtidos se deu através da técnica de triangulação. O estudo demonstra que a temática demanda pesquisas que aprofundem as questões que desafiam a (in)visibilidade das pessoas com deficiência e a verdadeira inclusão no Brasil.

Biografia do Autor

Ariana Barros Pereira, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS)

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG) e graduada em Psicologia pela Universidade Professor Edson Antônio Velano (UNIFENAS/MG).

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS)

Doutor em Educação (UNIMEP). Docente no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG).

Maria Auxiliadora Ávila, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS)

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Docente no Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). 

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Publicado
2025-05-05