AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL – TO

Palavras-chave: TDAH. Educação. Sinalização precoce. Estigma. Envolvimento familiar.

Resumo

Este relato descreve a experiência vivenciada durante a execução de um projeto de extensão voltado para a sinalização do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas públicas de ensino fundamental de Porto Nacional - TO. Foram realizadas visitas a cinco escolas, com o intuito de capacitar educadores para a identificação precoce dos sinais, por meio de cartazes informativos e sessões de sensibilização. No entanto, verificou-se resistência por parte de alguns professores e gestores, o que teve grande impacto no engajamento com o tema. Além disso, foi evidenciada a dificuldade dos educadores em abordar o assunto com os pais, em razão do estigma associado ao transtorno. Logo, o presente relato explora essas barreiras e sugere reflexões sobre a importância do diálogo entre escola e família para a melhor compreensão do TDAH.

Referências

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Publicado
2025-11-05
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Relatos de Experiência