CONSTRUINDO CONHECIMENTO EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: PESQUISA PARTICIPATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Palavras-chave: Laboratório de Informática. Ensino de História. Práticas pedagógicas. Aprendizagem mediada.

Resumo

Este artigo trata da aprendizagem no ensino de História no 9º ano do Ensino Fundamental, tendo o Laboratório de Informática como recurso tecnológico para aprendizagem dos conteúdos. Objetiva realizar uma correlação assertiva com o cotidiano em sala de aula, com o professor e a tecnologia como incentivadores para uma construção crítica do conhecimento. É uma pesquisa participativa abordagem qualitativa, e um dos pesquisadores foi o condutor do experimento, fundamentado na teoria da aprendizagem, de Vygotsky (1999; 2007). Algumas questões subsidiam a análise: quais recursos didáticos tecnológicos contribuem para a aprendizagem dos conteúdos de História? Como os alunos percebem a informática na aprendizagem ao visitar lugares de eventos históricos pela pesquisa de observação no Google Maps, Google Earth, vídeos, filmes? Há aceitação dos alunos pelas aulas no Laboratório de Informática? A participação evidenciou a capacidade e a habilidade deles para investigar e contraditar os conteúdos de forma crítica e participativa.

Referências

Referências
ALVARENGA, Cacilda. Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas? Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v.21, n.3, set./dez. p. 10-37, 2018.

CAIMI, Flávia Eloisa. Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades. Revista Educação em Questão, Natal, v. 44, n. 30, p. 88-109, set./dez. 2012.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. TIC Educação 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/ Acesso em: 06 fev. 2023.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 2001.

DALE, Roger. Tecnologias na educação: uma análise sociológica. Tradução de Márcia Barbosa da Silva e Sandra Mara de Oliveira Souza. Revista Educação em Questão, Natal, v. 31, n. 17, p. 209-219, jan./abr. 2008.

HAHN, Fábio André; GIOVANNI, Adaiane. Iniciação à docência e ensino de História – desafios na contemporaneidade. Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação. v.10, n.2, abr./jun. 2015.

HIPOLIDE, Márcia Cristina. O ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental: metodologias e conceitos. São Paulo: IBEP-Companhia Editora Nacional, 2009.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; OLIVEIRA, João Ferreira de; BATISTA, Tatiane Custódio da Silva. Organismos multilaterais e educação: as tecnologias da informação e comunicação (TIC) em questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 54, n. 42, p. 218-245, set./dez. 2016.

MALVERDES, Clara Zandomenico; SALIM, Maria Alayde Alcantara. O ensino de história e educação patrimonial na educação básica: desafios e possibilidades. Revista Contexto & Educação, a. 36, n 115, p. 341-359, set./dez. 2021.

NERI Jacson César de Jesus; PORTO, Klayton Santana; SANTANA, Luana Silva; SANTOS, Rosalina Evangelista dos. Incorporação do Laboratório de Informática na Prática Pedagógica dos Docentes do Colégio Estadual José Palles Sobrinho (CEJPS). Revista Contexto & Educação, a. 32, n 102, p. 32-56, maio/ago. 2017. z

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. A formação do professor de história. In: BITTENCOURT, Circe. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

SILVA, Marcos; FONSECA, Selva Guimaraes. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007.

SILVA, Camila Gonçalves. FIGUEIREDO, Vítor Fonseca. Os desafios da educação contemporânea: o ensino de história e o emprego das novas tecnologias. Revista Opsis, Catalão, v. 13, n. 1, p. 99-119 - jan./jun. 2013.

TERUYA, Teresa Kazuko. Trabalho e educação na era midiática: um estudo sobre o mundo do trabalho na era da mídia e seus reflexos na educação. Maringá: Editora Eduem, 2006.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch. Pensamentos e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2012.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch. Imaginação e criatividade na infância. Lisboa: Dina livro, 2012.
Publicado
2025-11-05