A CRÍTICA NO QUADRO E NO ESPELHO: JOÃO CABRAL E JOAN MIRÓ; GILLES DELEUZE E FRANCIS BACON

Palavras-chave: Deleuze. Cabral. Bacon. Miró. Estética.

Resumo

Este artigo tem por objetivo elucidar a lida do filósofo Gilles Deleuze e do poeta João Cabral de Melo Neto com suas respectivas tradições, a poética e a filosófica, o teatro de máscaras de um e a crítica reflexiva do outro, seguindo uma linha aberrante à costumeira investigação historiográfica baseada no datado jogo de fontes e influências que se põe a investigar as relações de um pensador com seus contemporâneos e precursores. Aqui, interessa o modo como Deleuze e Cabral “avaliam” uma linguagem especificamente diferente das suas: a pintura. Pretendemos mostrar como, ao traçar suas concepções da história da pintura, ambos os pensadores revelam a forma como compreendem a história de seus campos discursivos específicos, a poesia e a filosofia, e a relação de suas próprias obras com a tradição a que pertencem.

Biografia do Autor

Bruno Henrique Alvarenga Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Ivone Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ALLIEZ, Éric. Deleuze: filosofia virtual. Trad. Heloísa Rocha. São Paulo: Editora 34, 1996.
ATHAYDE, Félix. Ideias fixas de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
BARBOSA, João Alexandre. A imitação da forma. São Paulo: Duas Cidades, 1975
BORGES, Jorge Luis. Outras inquisições. Trad. Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Cia Letras, 2007.
BOSI, Alfredo. Fora sem dentro. In: Revista Estudos Avançados 18 (50), 2004, p. 231.
CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura ocidental. Rio de Janeiro: Editora Leya, 2010.
CASTELLO, José. João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
CHAR, René. Antologia da poesia francesa. Trad. Claudio Veiga. Rio de Janeiro: Record, 1999
COSTA LIMA, Luiz. Lira e antilira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
COSTA LIMA, Luiz. Trilogia do controle. Rio de Janeiro: Topbooks, 2007
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. Trad. Luiz Orlandi. Campinas: Papirus, 2012
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Lisboa: Relógio D’Água, 2000.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
DELEUZE, Gilles. Ilha deserta e outros textos. Trad. Luiz Orlandi. São Paulo: Iluminuras, 2016.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. São Paulo: Editora 34, 2010.
ELIOT, T.S. A essência da poesia. Trad. Maria Luiza Nogueira. Rio de Janeiro: Artenova, 1972.
ELIOT, T.S. Selected Prose. Harmondsworth: Penguin, 1953
LEBRUN, Gérard. O transcendental e sua imagem. In: Deleuze. Éric Alliez. Trad. de Paulo Nunes. São Paulo: Editora 34, 2000.
MACHADO. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
MELO NETO, João Cabral de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.
NANCY, Jean-Luc. Dobra deleuziana do pensamento In: Deleuze: uma vida filosófica. Org. Éric Alliez. Trad. de Maria Cristina Franco Ferraz. São Paulo: Editora 34, 2000.
REDMOND, William. O processo poético segundo T.S. Eliot. São Paulo: Annablume, 2000,
SECCHIN, Antonio Carlos. Uma fala só lâmina. São Paulo: Cosac Naify, 2014
SOUZA, Helton Gonçalves de. A poesia crítica de João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Annablume, 1999.
ZOURABICHIVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. Trad. Luiz Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2016.
Publicado
2025-02-18