A CRÍTICA NO QUADRO E NO ESPELHO: JOÃO CABRAL E JOAN MIRÓ; GILLES DELEUZE E FRANCIS BACON
Resumo
Este artigo tem por objetivo elucidar a lida do filósofo Gilles Deleuze e do poeta João Cabral de Melo Neto com suas respectivas tradições, a poética e a filosófica, o teatro de máscaras de um e a crítica reflexiva do outro, seguindo uma linha aberrante à costumeira investigação historiográfica baseada no datado jogo de fontes e influências que se põe a investigar as relações de um pensador com seus contemporâneos e precursores. Aqui, interessa o modo como Deleuze e Cabral “avaliam” uma linguagem especificamente diferente das suas: a pintura. Pretendemos mostrar como, ao traçar suas concepções da história da pintura, ambos os pensadores revelam a forma como compreendem a história de seus campos discursivos específicos, a poesia e a filosofia, e a relação de suas próprias obras com a tradição a que pertencem.
Referências
ALLIEZ, Éric. Deleuze: filosofia virtual. Trad. Heloísa Rocha. São Paulo: Editora 34, 1996.
ATHAYDE, Félix. Ideias fixas de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
BARBOSA, João Alexandre. A imitação da forma. São Paulo: Duas Cidades, 1975
BORGES, Jorge Luis. Outras inquisições. Trad. Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Cia Letras, 2007.
BOSI, Alfredo. Fora sem dentro. In: Revista Estudos Avançados 18 (50), 2004, p. 231.
CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura ocidental. Rio de Janeiro: Editora Leya, 2010.
CASTELLO, José. João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
CHAR, René. Antologia da poesia francesa. Trad. Claudio Veiga. Rio de Janeiro: Record, 1999
COSTA LIMA, Luiz. Lira e antilira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
COSTA LIMA, Luiz. Trilogia do controle. Rio de Janeiro: Topbooks, 2007
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. Trad. Luiz Orlandi. Campinas: Papirus, 2012
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Lisboa: Relógio D’Água, 2000.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
DELEUZE, Gilles. Ilha deserta e outros textos. Trad. Luiz Orlandi. São Paulo: Iluminuras, 2016.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. São Paulo: Editora 34, 2010.
ELIOT, T.S. A essência da poesia. Trad. Maria Luiza Nogueira. Rio de Janeiro: Artenova, 1972.
ELIOT, T.S. Selected Prose. Harmondsworth: Penguin, 1953
LEBRUN, Gérard. O transcendental e sua imagem. In: Deleuze. Éric Alliez. Trad. de Paulo Nunes. São Paulo: Editora 34, 2000.
MACHADO. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
MELO NETO, João Cabral de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.
NANCY, Jean-Luc. Dobra deleuziana do pensamento In: Deleuze: uma vida filosófica. Org. Éric Alliez. Trad. de Maria Cristina Franco Ferraz. São Paulo: Editora 34, 2000.
REDMOND, William. O processo poético segundo T.S. Eliot. São Paulo: Annablume, 2000,
SECCHIN, Antonio Carlos. Uma fala só lâmina. São Paulo: Cosac Naify, 2014
SOUZA, Helton Gonçalves de. A poesia crítica de João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Annablume, 1999.
ZOURABICHIVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. Trad. Luiz Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).