PAISAGENS HISTÓRICO-CULTURAIS REFLETIDAS NA POÉTICA DE CECÍLIA MEIRELES
Resumo
Este trabalho se propôs, sob perspectiva teórico-analítica, a orientar discussões sobre as paisagens histórico-culturais refletidas na poética de Cecília Meireles, que narra, artisticamente, o patrimônio cultural de Ouro Preto. Para tanto, realizou-se uma análise dialógica do “Romance XVI ou da traição do conde”, um dos vários romances de poesia que constam no livro O Romanceiro da Inconfidência (2005 [1953]), na moldura de uma imagem histórico-cultural e poética de diversos acontecimentos referentes à época da mineração do ouro e dos diamantes, em Minas Gerais. Objetivou-se, portanto, analisar as paisagens culturais refletidas na poética textual-discursiva de Cecília Meireles, na medida em que se incidiu sobre os conflitos deste poema modernista, no interdiscurso estabelecido pelos personagens integrantes, a partir da correlação com a história mediada pela instância autoral.
Referências
________. Estética da criação verbal. Tradução de P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006 [1979].
BOSI, Alfredo. Caminhos entre a literatura e a história. Estudos Avançados, v. 19, n. 55, p. 315-334, 2005.
COELHO, Celso Francisco Maduro. Do salto ao sobressalto: identidade nacional, romantismo e modernismo. In: _________. Ensaios. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional (registro), 1997.
GASPAR, J. O Retorno Da Paisagem À Geografia. Apontamentos Místicos, In: Finisterra, Vol.Xxxvi, Nº72, Centro De Estudos Geográficos, Lisboa. 2001.
MANNA, Lucia Helena Sgaraglia. Pelas Trilhas do Romanceiro da Inconfidência. Niterói, UFF, 1985.
MACHADO, Ana Maria. Apresentação. In: MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência. 3ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência. 3ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
MELLO, Ana Maria Lisboa de (Org). Cecília Meireles e Murilo Mendes (1901-2001). Porto Alegre: Uniprom, 2002.
______. Sobre o Romanceiro da Inconfidência. In: MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência. Porto Alegre: L&PM Editores, 2009. p. 11-14.
NAVARRETE, Eduardo. Roger Chartier e a literatura. Tempo, Espaço e Linguagem, v. 2, n. 3, p. 23-56, set./dez. 2011. Disponível em:
ROCHA, Janine Resende. Limites do sentido e o papel do leitor na contemporaneidade. UFMG, 2010.
SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de. Heterodiscursividade e axiologia no primeiro capítulo do Cântico dos Cânticos. In: BARBOSA, Maria de Fátima Mesquita. SINALP – Simpósio Nacional de Literatura Popular. Cultura Popular e Cosmopolitismo. Simpósio Nacional de Literatura. Anais. João Pessoa: Midia Editora, 2017b. p. 237-247.
SANTOS, Joaquim Felício dos. Memórias do Distrito Diamantino de Comarca de Serro Frio. 4ª Ed. Belo-Horizonte, editora de USP – Itatiaia, 1976.
TODOROV, Tzvetan. As identidades coletivas. In: ______. O medo dos bárbaros: para além do choque das civilizações. Petrópolis: Vozes, 2010.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikoláievitch. (círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem - Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo – Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].
ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. A literatura medieval. Trad. Amálio Pinheiro, Jerusa Pires Ferreira. São Paulo. Companhia das Letras, 1993.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).