Chamada para dossiê LEITURA E ESCRITA: INTERAÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

2024-01-22

Organização:

Célia Zeri de Oliveira - Universidade Federal do Pará

Raimunda Gomes de Carvalho Belini - Instituto Federal do Piauí

Anabela Valente Simões - Universidade de Aveiro

 

Submissão até: 30 de junho de 2024.

Informações para a submissão:

 1) O autor não teve nenhum texto publicado na Revista Humanidades & Inovação nas duas últimas edições.

2) O artigo não tem mais de quatro autores.

3) O autor não tem mais de dois artigos publicados na mesma edição.

4) No ato da submissão, seguir as diretrizes para autores(as) disponíveis no

link: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/about/submissions

e indicar ao editor que se refere à proposta do Dossiê

 

Ementa:
A cultura, a educação e a tecnologia, sem dúvidas, são fatores que interferem nas
experiências humanas, nas condições de interação, nos modos e nos significados
construídos, exigindo que o indivíduo desenvolva domínios, competências e habilidades
para interagir social e culturalmente. Dessa forma, as aprendizagens da leitura e da escrita,
com conceitos centrados no princípio da alfabetização e do letramento, são condições
necessárias para atingir as competências do agir nas sociedades letradas, por meio de
práticas sociais, cuja participação do aprendente em eventos de interação pressupõe os
significados do ler e do escrever, por meio das língua(gens). Com a função de apoiar o
indivíduo como agente, ou seja, com capacidades de agir com a multiplicidades de
identidades, de linguagens e de culturas, com base nas necessidades da atual sociedade e
constantes mudanças, propõe-se este dossiê que objetiva fomentar debates, fortalecer
teorias, compartilhar avanços metodológicos e refletir sobre práticas de ensino da leitura e
da escrita com o olhar voltado para os processos formativos, educacionais e tecnológicos
dos professores e estudantes no campo da linguística educacional. Assim, este dossiê
acolherá pesquisas investigativas de relevância linguística, sobre a alfabetização e o
letramento, com o intuito de promover a contínua aprendizagem nas perspectivas de
interação e de atuação crítica na atual sociedade. Em se tratando de postulados teóricos,
serão bem-vindos trabalhos de investigação científico-acadêmica e experiências realizadas,
em salas de aula ou fora delas, de bases epistemológicas que tenham como princípio a
interação e o uso da língua-linguagem na perspectiva social e discursiva.