Chamada para dossiê PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
A História da Educação como conhecimento abundante e essencial, no campo das ciências humanas, impõe-se como mote substancial e consolidado, na agenda de pesquisa de intelectuais de todo o mundo. As razões são diversas e estendem-se desde a compreensão das ações educacionais e históricas, inseridas em discursos, relações, omissões e resistências, e o entendimento, em torno da formação de indivíduos, em diferentes níveis e perspectivas. Isso inclui problematizar: as instituições educacionais criadas, as disciplinas escolares definidas, as narrativas conhecidas e desconhecidas de educadoras e educadores, a imprensa pedagógica e seus usos escolares, os métodos de ensino desenvolvidos, a relação da educação com o gosto cultural, a escolha política e a imposição econômica. Isto posto, em meio a uma imensidão investigativa, compreender a História da Educação, em tempos e espaços multíplices é conceber reflexões sobre a constituição de identidades, imaginários e proposições determinantes na história. Sobretudo compreende-se, a criticidade em torno da pesquisa em História da Educação, como essencial para historiografia em sua gênese, o descortinamento de disputas e os desdobramentos na contemporaneidade. Convida-se pesquisadoras e pesquisadores dedicados/as a História da Educação no Brasil e na América Latina, em distintos tempos históricos, permitindo assim o diálogo nacional e internacional, sobre a utilização e preservação de documentos, bem como a compreensão teórica sobre as diferentes metodologias e métodos. Compreende-se que a historicidade da educação contribui para o campo da pesquisa e do ensino, bem como para a problematização do tempo presente. Desta forma, espera-se um compêndio de textos comprometidos com o fortalecimento da rede de pesquisadoras/es e com a área do conhecimento. Considerando os estudos e pesquisas elaborados, pelas diferentes linhas e grupos de investigação que trabalham a História da Educação, espera-se uma pluralidade teórico e metodológica de propostas que representem a ampla diversidade internacional, nacional e regional.
Organização:
Alessandra de Oliveira Santos - SEDUC-GO
Ana Raquel Costa Dias - PPGE-UFG (doutoranda) SME-GO
Keides Batista Vicente – UEG-Câmpus Metropolitano, Unidade Universitária de Inhumas
Submissão até: 30 de dezembro de 2023
Informações para a submissão:
1) O autor não teve nenhum texto publicado na Revista Humanidades & Inovação nas duas últimas edições.
2) O artigo não tem mais de quatro autores.
3) O autor não tem mais de dois artigos publicados na mesma edição.
4) No ato da submissão, seguir as diretrizes para autores(as) disponíveis no link: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/about/submissions e indicar ao editor que se refere a proposta do Dossiê: PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA