APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: COMBO TRIPLO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS, CHOQUES E ENERGIAS
Resumo
Objetivou-se apresentar um combo triplo de relatos de experiência de um Projeto de Física, destacando a importância da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para o processo de ensino e aprendizagem, especialmente de Física. Esta pesquisa foi construída a partir de resultados do projeto, aplicado na Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorin (EECAM), localizada no município de Caicó/RN, em uma turma de alunos do 3º Ano de Ensino Médio, no turno matutino. Os temas trabalhados foram de Circuitos elétricos, Choques elétricos e Energias renováveis e não-renováveis. Os resultados favoreceram o diálogo entre as temáticas, aumento da motivação e autonomia dos alunos, mediante a construção do conhecimento científico a partir de práticas dialogadas, investigativas e interativas.
Downloads
Referências
LINHARES, José Rogério; LIMA, Andresson Batista Jacinto de; FERNANDES, Arlete Baudson Rodrigues; SANTOS, Rutte Nogueira de Freitas; PALHA, Verônica Sousa. Metodologias ativas na educação: Desafios, práticas e impacto no ensino-aprendizagem. Revista Amor Mundi, v. 5, n. 2, p. 133–141. 2024. Doi: https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.408.
PIAGET, J. Science of Education and the Psychology ofthe Child. Orion Press, 1970.
SILVA, Cristiane Rosana da; REINOSO, Luiz Fernando; SILVA, Marcondes Inácio da; FREITAS, Mikael de Lima; OLIVEIRA, Dione Maria Pereira de; LUZ, Maria Júlia da; ROSADO, Silmara Rodrigues de Lima; ANDRADE, Natália Matos. O papel das metodologias ativas de aprendizagem na educação contemporânea. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais. v. 8, n. 15, p. 1-37, 2024.
THOMAS, J. W. A review of research on project-based learning. Autodesk Foundation, 2000.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.182 p.