ÁLCOOL E DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PALMAS-TO
Resumo
A adolescência é um período marcado por novas experiências, muitas sob influência de pessoas próximas, devendo-se ficar atento à presença de drogas nesta fase. O presente trabalho tem como objetivo abordar a experiência reflexiva realizada em uma escola pública de Palmas, onde os alunos foram incentivados a refletir sobre as vulnerabilidades às quais estão expostos ao usar drogas lícitas e ilícitas. O objetivo era compreender o grau de conhecimento e percepção desses jovens sobre o consumo dessas drogas. A abordagem baseou-se em metodologias ativas através de um jogo interativo. Realizou-se um questionário contendo 10 questões disparadoras para instigar os discentes à discussão reflexiva. A partir das informações obtidas, realizou-se a discussão confrontando com a literatura pesquisada. Como resultado, observou-se que os discentes têm conhecimento sobre a utilização e as consequências do uso dessas drogas, entretanto se equivocam sobre seus próprios limites, predispondo o uso precoce de tais substâncias. Percebeu-se também que a família é um fator na prevenção do risco de consumo abusivo dessas drogas. Por fim, a metodologia ativa revelou-se uma importante estratégia de ensino-aprendizagem, propiciando debates sobre o tema proposto a partir de conhecimentos prévios dos alunos, levando-os à reflexão e pondo dúvidas nas suas certezas.
Downloads
Referências
BORGES, M. I. M. P. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: reflexões críticas viabilizando o repensar das práticas e condutas na educação em saúde bucal, com ênfase em adolescentes. Universidade Federal de Uberlândia. Julho 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22534>. Acesso em: 7 setembro 2021.
Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem. Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde. Brasília: MS; 2010.
CANAVEZ, M. F.; ALVES, A. R.; CANAVEZ, L. S. Fatores Predisponentes Para O Uso Precoce De Drogas Por Adolescentes. Cadernos UniFOA, v. 5, n. 14, p. 57-63, março 2017. Disponível em <https://moodleead.unifoa.edu.br/revistas/index.php/cadernos/article/view/1021>. Acesso em: 7 julho 2021.
CARDOSO, L. R. D.; MALBERGIER, A. Problemas escolares e o consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 1, p. 27-34, junho 2014. Disponível em < https://www.scielo.br/j/pee/a/Q9vFZrYKyXL9kq7FkHP7fhy/?format=html&lang=pt>. Acesso em: 7 julho 2021.
CAVALCANTE, M. B. D. P. T.; SANTOS, A. M. D.; BARROSO, M. G. T. Adolescência, álcool e drogas: uma revisão na perspectiva da promoção da saúde. Escola Anna Nery, v. 12, n. 3, p. 555-559, Setembro 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ean/a/684WddNnqPdWkNS6SgGhXLK/abstract/?lang=pt&format=html>. Acesso em: 7 julho 2021.
DAGNONI, J. M.; GARCI, A. Dependência química, amizade e desenvolvimento humano. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Juiz de Fora, v. 7, n. 1, p. 17-26, junho 2014. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202014000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 julho 2021.
FILHO, E. A. F. et al. Concepções sobre drogas por adolescentes escolares. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 68, n. 3, p. 517-523, junho de 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/reben/a/TSfnNP63bcyZgpNpSSccttB/?lang=pt&format=html>. Acesso em: 21 de maio de 2021.
FONSECA, F. F. et al. As vulnerabilidades na infância e adolescência e as políticas públicas brasileiras de intervenção. Revista Paulista de Pediatria, v. 31, n. 2, p. 258-264, Junho 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rpp/a/Qtvk8gNNVtnzhyqhDRtLX6R/?format=html&lang=pt>. Acesso em: 21 maio 2021.
FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2006.
FREIRES, I. D. A.; GOMES, E. M. D. A. O papel da família na prevenção ao uso de substâncias psicoativas. Rev. bras. ciênc. saúde, v. 16, n, 1, p. 99-104, Março 2012. Disponivel em: <https://www.researchgate.net/profile/Irlan-Freires/publication/265140947_The_Role_of_Family_in_Preventing_the_use_of_Psychoactive_Substances/links/54006d030cf24c81027debf1/The-Role-of-Family-in-Preventing-the-use-of-Psychoactive-Substances.pdf>. Acesso em: 7 julho 2021.
GUIMARÃES, A. B. P. et al. Aspectos familiares de meninas adolescentes dependentes de álcool e drogas. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 36, p. 69-74, 2008. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rpc/a/rRbLtHKF3yqKndRJ5dDMFDQ/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 15 maio 2021.
MARTÍN, A. B. B. et al. Consumo de tabaco y alcohol en adolescentes y relación con la familia. European Journal of Child Development, Education and Psychopathology, v. 4, n. 1, p. 49-61, 2016. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5761692>. Acesso em: 6 Julho 2021.
NEVES, K. D. C.; TEIXEIRA, M. L. D. O.; FERREIRA, M. D. A. Factors and motivation for the consumption of alcoholic beverages in adolescence. Escola Anna Nery - Revista de Enfermagem, v. 19, n. 2, p. 286-291, 2015. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ean/a/TmcScghdNNNzpKyySDmpxRc/abstract/?format=html&lang=en>. Acesso em: 25 maio 2021.
PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, p. 145-153, 2016. Disponivel em: < https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049>. Acesso em: 5 junho 2021.
PIRES, L. M.; SOUZA, M. M. D.; MEDEIROS, M. Aspectos de proteção e vulnerabilidade social de adolescentes de escola pública integral. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020. Disponivel em: < https://www.scielo.br/j/reben/a/mh3zfXFcKY3tByQGpHqfRPC/?lang=pt&format=html>. Acesso em: 10 junho 2021.
RAPOSO, J. C. D. S. et al. Uso de drogas ilícitas e binge drinking entre estudantes adolescentes. Revista de Saúde Pública, v. 51, p. 83, setembro 2017. Disponivel em: < https://www.scielosp.org/article/rsp/2017.v51/83/pt/>. Acesso em: 21 maio 2021
SANTOS, M. B.; ARAUJO, M. S. Amizades e decisão de consumo de drogas na adolescência. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 9, n. 1, 2016. Disponivel em: < https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/2230>. Acesso em: 2 junho 2021.
SILVA, A. N. D. et al. O uso de metodologia ativa no campo das Ciências Sociais em Saúde: relato de experiência de produção audiovisual por estudantes. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, 2019. Disponivel em: < https://www.scielo.br/j/icse/a/9F3KQv5NHSwtPHN8qFhD4wr/?format=html&lang=pt>. Acesso em: 2 junho 2021