AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO INSTRUMENTO DE ACCOUNTABILITY, REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: OS RESULTADOS E AS RESPONSABILIZAÇÕES

Palavras-chave: Educação. Avaliação em Larga Escala. Accountability. Regulação.

Resumo

O artigo discute as avaliações em larga escala como instrumento de accountability, expondo de forma crítica como essa estrutura vem se concretizando. Ressalta-se a prevalência cultural do neoliberalismo. Estigando reflexões em prol de um sistema avaliativo que valoriza os protagonistas do processo. Acreditando na relevância das questões avaliativas que enaltece a união das extensões que formam o contexto, servindo a fundamentação das políticas públicas para uma Educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Claudius Vinicius Souza Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins – PPGE/UFT. Professor da Educação Básica pela Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte do Tocantins.  

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins- PPGE/UFT e Doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE). 

Maria Jose de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós - Doutorado em Educação. Docente do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins- PPGE/UFT e Doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE).

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Publicado
2022-01-28
Como Citar
Souza Oliveira, C. V., Lagares, R., & de Pinho, M. J. (2022). AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO INSTRUMENTO DE ACCOUNTABILITY, REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: OS RESULTADOS E AS RESPONSABILIZAÇÕES. Revista Extensão, 5(3), 28-35. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/5403
Seção
Artigos