AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO INSTRUMENTO DE ACCOUNTABILITY, REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: OS RESULTADOS E AS RESPONSABILIZAÇÕES

Resumen

O artigo discute as avaliações em larga escala como instrumento de accountability, expondo de forma crítica como essa estrutura vem se concretizando. Ressalta-se a prevalência cultural do neoliberalismo. Estigando reflexões em prol de um sistema avaliativo que valoriza os protagonistas do processo. Acreditando na relevância das questões avaliativas que enaltece a união das extensões que formam o contexto, servindo a fundamentação das políticas públicas para uma Educação de qualidade.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Claudius Vinicius Souza Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins – PPGE/UFT. Professor da Educação Básica pela Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte do Tocantins.  

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins- PPGE/UFT e Doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE). 

Maria Jose de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós - Doutorado em Educação. Docente do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins- PPGE/UFT e Doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE).

Citas

AFONSO, Almerindo Janela. O neoliberalismo educacional mitigado numa época de governação social-democrata: um contributo sociológico para pensar a reforma educativa em Portugal (1985-1995). Revista Portuguesa de Educação, v. 10, n. 2, p. 103-137, 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000072&pid=S0104-4036201400040000300001&lng=pt>. Acesso em: 08/03/2020.

AFONSO, Almerindo Janela. Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. 2009. Disponível em: Acesso em: 03/10/ 2020.

CAPOCCHI, Eduardo Rodrigues. Avaliações em larga e políticas de responsabilização na educação: evidências de implicações indesejadas no Brasil. 2017 Disponível em: . Acesso em: 15/11/2020.

CARVALHO, Cynthia Paes de; OLIVEIRA, Ana Cristina prado de; LIMA, Maria de Fátima Magalhães de. Avaliações Externas: Tensões e Desafios para a Gestão Escolar. 2014. Disponível em: <https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1939/1939.pdf> Acesso em: 22/10/2020.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Praticas pedagógicas nas múltiplas redes educativas. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (org.). Temas da Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

IWASSE, Lilian Fávaro Alegrâncio; OLIVEIRA, Marcela Rodrigues de; MACHADO, Roseli Belém. 2017. Modos de Produção Norteadores do Trabalho Educativo. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23460_12103.pdf> . Acesso em: 20/11/2020.

RUBINI, Maria Ângela Oliveira de Sá. Políticas Públicas de Avaliação em Larga Escala, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a Organização da Escola: Limites e Possibilidades. 2017. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/151421/rubini_maos_me_prud.pdf?sequence=3>. Acesso em: 21/11/2020.

SANTOS, Julia Gabrieli Schmidt. O Projeto Político Pedagógico como Ferramenta de Gestão Escolar Democrática.2013. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/830/Santos_Julia_Gabrieli_Schmidt.pdf?sequence=1> . Acesso em: 15/10/2020.

SANTOS, Joedson Brito dos. Avaliação em Larga Escala na Educação Básica: Uma Discussão Sobre o Uso dos Resultados para Melhorar a Educação -Universidade Federal do Tocantins – UFT.2017. <https://search.proquest.com/openview/4f3cb59a0775f85f7fe889b8b08e8a90/1?pq-origsite=gscholar&cbl=4514812>. Acesso em: 22/10/2020.

Publicado
2022-01-28
Cómo citar
Souza Oliveira, C. V., Lagares, R., & de Pinho, M. J. (2022). AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO INSTRUMENTO DE ACCOUNTABILITY, REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: OS RESULTADOS E AS RESPONSABILIZAÇÕES. Revista Extensão, 5(3), 28-35. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/5403
Sección
Artigos