MAPEAMENTO E SISTEMATIZAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E MISTA E ÓRGÃOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE DIANÓPOLIS – TO
Resumo
Este relato de experiência apresenta um relato do mapeamento e a sistematização realizado junto ás Organizações da Sociedade Civil e Mista e Órgãos Públicos do Município de Dianópolis – TO e é parte das ações previstas no projeto “INTERCÂMBIO DE SABERES: Promovendo a integração Unitins/Câmpus Dianópolis, Sociedade Civil e Poder Público” que tem como objetivo “Promover a Integração da IES com os setores públicos e privados bem como com os Micro Empreendedores Individuais e Conselhos Municipais a partir de uma perspectiva dialógica com estes setores e no respeito às diferentes formas de saber” cuja objetivo geral foi reunir os diversos setores do governo municipal e da sociedade civil com o propósito de levantar demandas de cursos de formação e capacitação, para subsidiar o projeto de “Intercâmbio de saberes” e, consequentemente, a promoção de atividades de capacitação/formação a ser ofertado pela Unitins/Câmpus Dianópolis. Concluímos que os participantes das organizações demonstraram interesse nos processos de formação a serem ofertados pela Unitins e na possibilidade de parceria com a IES. No final, evidenciou-se evidente que são muitas as necessidades de formação e capacitação que as Organizações Publicas e Privadas do município de Dianópolis necessitam.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
FORPROEX – FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus-AM, 2012. Disponível no link: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em 28.01.2021
FURTADO, Jose Ribamar de Souza; FURTADO, Eliane Deise Pontes. A intervenção participativa dos atores-Inpa: uma metodologia de capacitação para o desenvolvimento sustentável. Brasília, IICA, 2000.
FURTADO, Jose Ribamar de Souza; FURTADO, Eliane Deise Pontes. Mediação Social para Equidade de Gênero nos territórios Rurais. Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, IICA. Brasília, IICA. 2004.
GHON, Maria da Glória. Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. Investigar em Educação. v. 1, p. 35-50, 2014. Disponível no site: http://ambientedetestes2.tempsite.ws/ciencia-para-educacao/publicacao/gohn-m-g-m-educacao-nao-formal-aprendizagens-e-saberes-em-processos-participativos-investigar-em-educacao-v-1-p-35-50-2014/ Acesso: 12.04.2019.
GONÇALVES Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1229 - 1256, set./dez. 2015. Disponível no site: http://www.perspectiva.ufsc.br. Acesso: 12.04.2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Disponível no site: http://www.dche.ufscar.br/extensao/Aextensouniversitriahistriaconceitoepropostas1.pdf. Acesso: 12.04.2019.
UNITINS – Universidade Estadual do Tocantins. Política de Extensão da Universidade Estadual do Tocantins. Universidade Estadual do Tocantins. Palmas, Tocantins, 2017.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985.