A FORMAÇÃO DOCENTE NA PRÁTICA ESCOLAR: A VISÃO DOS SUPERVISORES DO PIBID

Palavras-chave: Formação docente. Escola. Supervisores. PIBID.

Resumo

A presente pesquisa trata da formação docente na prática escolar, tendo em vista o trabalho dos professores supervisores participantes do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é analisar a compreensão dos supervisores do PIBID em relação à formação docente na prática escolar, considerando as avaliações que fazem sobre suas experiências e o alcance de suas realizações. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas com os professores da educação básica que participaram do PIBID, sendo três supervisores do PIBID/Pedagogia, e dois do PIBID/Ciências Sociais. Constata-se que os supervisores consideram a experiência do PIBID importante para a sua formação e para os objetos da escola, ressaltando a importância do programa não somente na formação inicial, mas também na formação continuada dos professores em exercício. Consideram ainda que a escola não pode realizar o trabalho de formação docente sozinha e que a universidade não deve se eximir dessa tarefa. 

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Biografia do Autor

Karina Alves França, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia. Ex-bolsista do PIBID – Pedagogia Tocantinópolis. Professora da Rede Municipal de Educação de Tocantinópolis. 

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Publicado
2020-12-15
Como Citar
Alves França, K., & Locatelli, C. (2020). A FORMAÇÃO DOCENTE NA PRÁTICA ESCOLAR: A VISÃO DOS SUPERVISORES DO PIBID. Revista Extensão, 4(3), 19-34. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4129
Seção
Artigos