EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O PROTAGONISMO ESTUDANTIL: VIVÊNCIAS NO PROJETO “VARAL ZOOLÓGICO”

Palavras-chave: Educação ambiental. Coleções Biológicas. Invertebrados.

Resumo

Neste relato, são descritas as atividades realizadas em projeto de extensão idealizado por uma estudante de graduação em Ciências Biológicas, além das percepções sobre como um projeto pode servir como espaço para o desenvolvimento acadêmico e para participação ativa dos estudantes, desde sua concepção. A ação extensionista foi idealizada com objetivo de promover a interação entre a universidade e escolas públicas, por meio do diálogo sobre diversidade e importância dos insetos. O material biológico foi utilizado como argumento para o diálogo, sendo composto por invertebrados em resina, caixas entomológicas e materiais impressos. O contato direto com a comunidade foi visto pelos estudantes extensionistas como uma forma de fortalecer o interesse pela carreira docente e pela divulgação científica. Além disso, foi possível perceber que a proposição de uma ação extensionista pela pessoa estudante representa uma abordagem exitosa, que amplia as possibilidades de protagonismo discente e evidencia a capacidade dos estudantes em desenvolver iniciativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Emanuelly da Silva Dias, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) na Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, Bahia, Brasil.

Anna Edwarda da Silva Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) na Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, Bahia, Brasil.

Beatriz Dias de Carvalho Machado, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Graduanda em Ciências Biológicas (Bacharelado) na Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, Bahia, Brasil.

Deborah Nogueira Lima, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) na Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, Bahia, Brasil.

Julia Silva de Araujo, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) na Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, Bahia, Brasil.

Maria Luiza Barros Abade Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Graduanda em Ciências Biológicas (Bacharelado) na Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, Bahia, Brasil.

Tiago Cesar Souza dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Graduando em Ciências Biológicas (Licenciatura) na Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, Bahia, Brasil.

Vinicius Trindade Bandeira, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Graduando em Ciências Biológicas (Bacharelado) na Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, Bahia, Brasil.

Daniéla Cristina Calado, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Doutorado em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná. Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, Bahia, Brasil.

Referências

ARRAIS, Estêvão Lima; FERREIRA, Jéssica Monteiro; ANTUNES, Jeferson. O protagonismo estudantil na extensão universitária: a experiência do Núcleo de Atualização Pública na Universidade Federal do Cariri. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 17, e2116859, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/16859. Acesso em: 21 mar. 2025

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, DF: CNE, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/resolucoes/resolucoes-cne-ces-2018. Acesso em: 21. mar. 2025.

CAPUTO, Maria Constantina; TEIXEIRA, Carmen Fontes (Org.). Universidade e sociedade: concepções e projetos de extensão universitária. Salvador: EDUFBA, 2014.

FARIAS, Glorgia Barbosa de Lima de; RODRIGUES, Roberto Senna; CARDOSO, Sérgio Ricardo Pereira. A EXTENSÃO ACADÊMICA COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. HOLOS, [S. l.], v. 2, p. 1–15, 2019. DOI: 10.15628/holos.2019.9133. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9133. Acesso em: 27 mar. 2025.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. In: ENCONTRO NACIONAL DO FORPROEX, 31., 2012, Manaus. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em: 21. mar. 2025.

GANDOLFI, Peterson Elizandro; BORGES, Ana Luiza Guimarães; FERREIRA, Denilson Carrijo; GANDOLFI, Maria Raquel Caixeta. Quem transforma se transforma: extensionistas no exercício da extensão. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 88–109, 2019. DOI: 10.14393/REE-v17n22018-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/41326. Acesso em: 26 mar. 2025.

MACHADO, Cristiane Tolentino; SANTOS, Conceição Aparecida dos; SILVA, Robson Campos. Práticas de biologia celular nas escolas: percepção dos graduandos extensionistas. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 32-45, 30 abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/20498. Acesso em: 26 mar. 2025.

RIBEIRO, Luisa Colares; DOURADO, Thalia Jardim; NUNCIARONI, Andressa Teoloni; ROCHA, Cristian Rodrigues da; ISRAEL, Vinícius Pinheiro; GONÇALVES, Édira Castello Branco de Andrade. A influência da extensão universitária na criação de habilidades e competências durante a graduação. RAÍZES E RUMOS, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 231–240, 2022. DOI: 10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.231-240. Disponível em: https://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/11795. Acesso em: 26 mar. 2025.

SILVA, Gilcelany Alves da; ROQUE, Francisca Aparecida Rodrigues Lima; MORI, Kelvin Yuiti; FARIA, Rogério Rodrigues. Contribuições de uma exposição didática de zoologia para a educação ambiental com alunos do ensino fundamental: um relato de experiência. Geofronter, Campo Grande, v. 9, Dossiê Meio Ambiente e Educação Ambiental, p. 01-15, 2023. ISSN 2447-9195.

SIMÕES, Gilberto; PEREIRA, Márcio; RODARTE, Mateus de Fraga; CAMPOS, Ramon Fernandes de Bianchi; CARVALHO, Thiago Martins de; GOMES, Guilherme Bastos; SANTOS, Hellen Cristina Pinheiro dos; MOURA, Cátia Jacira Moura de. Preparação de coleção didática de zoologia no câmpus São Roque utilizando-se as técnicas de incrustação em resina e de diafanização e coloração de ossos. Scientia Vitae, v. 3, n. 9, ano 3, jul-ago. 2015, p. 10-15. Disponível em: <http://www.revistaifspsr.com/v3n9_jul2015.htm>. Acesso em: 21. mar. 2025.

Publicado
2025-05-16
Como Citar
Emanuelly da Silva Dias, D., da Silva Costa, A. E., Dias de Carvalho Machado, B., Nogueira Lima, D., Silva de Araujo, J., Barros Abade Santos, M. L., Souza dos Santos, T. C., Trindade Bandeira, V., & Cristina Calado, D. (2025). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O PROTAGONISMO ESTUDANTIL: VIVÊNCIAS NO PROJETO “VARAL ZOOLÓGICO”. Revista Extensão, 9(3), 135-144. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10468
Seção
Relatos de Experiência