PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NO ENSINO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

  • Janaina Piana Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Fernanda Cavicchioli Zola Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0002-6412-0795
  • Márcia Cristina Alves Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Giulia Ivanov Oller Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Gustavo Bassani Milanezi Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Lucas Copelli Borges Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Palavras-chave: Extensão Universitária. Tecnologias Assistivas. Gestão da Inovação.

Resumo

A extensão universitária é crucial tanto para democratizar o acesso ao conhecimento quanto para redefinir o papel social das instituições de ensino superior. Diante disso, objetiva-se descrever a condução da disciplina de Gestão da Inovação e Tecnologia dos cursos de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) a partir de um projeto de extensão junto a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) sobre o desenvolvimento de inovações frugais. No projeto os alunos desenvolveram diversas tarefas baseadas na Aprendizagem Baseada em Problema (PBL) e Aprendizagem e Serviço (MAS). Como resultado, foram desenvolvidos 3 protótipos: (i) luva sensomotora; (ii) moderador de velocidade para parapodium e (iii) bracelete com suporte para escrita e talheres. Portanto, a disciplina extensionista se revela como um importante instrumento para a formação integral dos estudantes e para a transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Piana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, CâmpusApucarana. Possui doutorado em Administração (Gestão da Inovação) pela Fundação Getulio Vargas -FGV/EBAPE, mestrado e graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.

Fernanda Cavicchioli Zola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Márcia Cristina Alves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora Associada II do Curso de Engenharia Civil da UTFPR.

Giulia Ivanov Oller , Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em andamento em Engenharia Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.

Gustavo Bassani Milanezi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em andamento em Engenharia Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.

Lucas Copelli Borges, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em andamento em Engenharia Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.

Referências

BARROWS, H. S. Problem-based learning in medicine and beyond: a brief overview. In: WILKERSON, I.; GIJSELAERS, W. H. (Ed.). Bringing problem-based learning to higher education. San Francisco: Jossey-Bass, 1996.

BESSANT, J.; TIDD, J. Gestão da Inovação. São Paulo: Bookman, 2015.

GONZALES, Maria Alice Camargo. Ferramenta para concepção, projeto e operação de espaços para ensino de engenharia que incentivem a criatividade e a inovação. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

LOVERIDGE, S. Strategies for Extension specialists with research or classroom instruction assignments. Journal of Extension, v. 41, n. 5, 2003. Disponível em: https://archives.joe.org/joe/2003october/iw1.php. Acesso em: 20 jun. 2024.

MENDONÇA, S. G. L.; SILVA, P. S. Extensão Universitária: Uma nova relação com a administração pública. Extensão Universitária: ação comunitária em universidades Brasileiras. São Paulo, v. 3, p. 29-44, 2002.

Omar, M.; Khambari, M.; Ma’arof, A.; Razali, A. Impact of Service-Learning on Students Employability Skills: A Balanced Approach to Empower Meaningful Learning Experience. Open Journal of Social Sciences, v. 10, 2022. Disponível em: https://www.scirp.org/journal/paperinformation?paperid=115503. Acesso em: 10 jun. 2024.

PRAHALAD, C. K. A Riqueza na Base da Pirâmide: Erradicando a Pobreza com o Lucro. São Paulo: Bookman, 2005.
Publicado
2025-02-06
Como Citar
Piana, J., Cavicchioli Zola, F., Alves, M. C., Ivanov Oller , G., Bassani Milanezi, G., & Copelli Borges, L. (2025). PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NO ENSINO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. Revista Extensão, 9(1), 122-130. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10254