A EXTENSÃO PROMOVENDO A ATRATIVIDADE DA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTFPR APUCARANA
Resumo
Como reflexo dos desafios que o Ensino Superior brasileiro enfrenta, o campus Apucarana da UTFPR tem apresentado queda significativa no número de ingressantes em seus cursos de graduação. As ações constantes deste relato de experiência são parte de um projeto de extensão cujo objetivo é incentivar o ingresso de estudantes de escolas de Apucarana e região no ensino superior. Semestralmente são realizadas participações em feiras, recepção de grupos de visitantes e a organização da Mostra de Profissões, que é o principal evento das ações de atratividade do projeto. Como resultado, em 2023 verificou-se que parte significativa dos calouros conheceu a UTFPR em alguma dessas ações. Além disso, o campus foi vencedor nas edições do Prêmio TOP de Marcas de 2021 a 2024 na categoria de Educação e Cultura, o que evidencia que as ações realizadas podem contribuir de maneira significativa na propagação do ensino superior e no desenvolvimento social local.
Downloads
Referências
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2022. Brasília, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf. Acesso em: 13 ago. 2024.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília, 2016. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/bitstream/10482/38515/1/Livro_JovensUniversitariosMundo.pdf. Acesso em: 14 ago. 2024.
FRAGA, Lais Silveira et al. Extensão e transferência de conhecimento: as Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares. 2012.Tese de Doutorado, Instituto de Geociências, DPCT. Disponível em https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=501959. Acesso em: 22 ago. 2024.
RUFINO, S. et al. Inovações e desafios da educação em engenharia: debate sobre a implementação das diretrizes nacionais e da curricularização da extensão. In: TONINI, A. M., PEREIRA, T. R. D. S. (Organizadoras) Abenge 50 anos: desafios de ensino, pesquisa e extensão na educação em engenharia. Brasília: ABENGE, 2024. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Elisa-Lira/publication/380699109_CAPITULO_2_INOVACOES_E_DESAFIOS_DA_EDUCACAO_EM_ENGENHARIA_DEBATE_SOBRE_A_IMPLEMENTACAO_DAS_DIRETRIZES_NACIONAIS_E_DA_CURRICULARIZACAO_DA_EXTENSAO/links/6649d59c0b0d2845744341a0/CAPITULO-2-INOVACOES-E-DESAFIOS-DA-EDUCACAO-EM-ENGENHARIA-DEBATE-SOBRE-A-IMPLEMENTACAO-DAS-DIRETRIZES-NACIONAIS-E-DA-CURRICULARIZACAO-DA-EXTENSAO.pdf. Acesso em: 22 ago. 2024.
FERNANDES, Marcelo Costa et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, p. 169-194, 2012. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/SfxX7fpVccbMrSSDHqCSNhy/?lang=pt#. Acesso em: 22 ago. 2024.