ECOMUSEU DO BONÉ E SEU IMPACTO NA COMUNIDADE LOCAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Resumo
Considerando a importância histórica da confecção de bonés em Apucarana, o curso de Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Apucarana, iniciou o projeto de extensão "EcoMuseu do Boné" com o objetivo de preservar o patrimônio cultural local. Este relato analisa o impacto do museu comunitário na região e descreve as experiências do projeto. Com uma equipe multidisciplinar, um aluno bolsista e voluntários, o projeto desenvolve ações para criar, conservar, organizar, catalogar e divulgar o acervo físico do EcoMuseu, contando com o apoio da comunidade local. Os resultados indicam que a criação de um EcoMuseu se estabelece como um símbolo de orgulho cultural para a população e visitantes, fortalecendo o desenvolvimento social regional. As considerações finais destacam a importância de iniciativas como essa para preservar e valorizar a herança cultural, reforçando a identidade e a história da comunidade.
Downloads
Referências
PEREIRO, Xerardo. Do Museu ao EcoMuseu: Os novos usos do Património Cultural. In: PARDELLAS, Xulio (dir.). Turismo Cultural y Ambiental. Vigo: Universidade de Vigo, 2003.
SANTOS, Suzy da Silva. Ecomuseus e Museus Comunitários no Brasil: Estudo Exploratório de Possibilidades Museológicas. 2017. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade de São
Paulo, São Paulo, 2017.
TEIXEIRA, David José Varela. O Ecomuseu de Barroso: A nova museologia ao serviço do desenvolvimento local. 2005. Dissertação (Mestrado em Património e Turismo) – Instituto de Ciências Sociais, Faculdade do Minho, Braga, 2005.