O PROJETO NÚCLEO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O PLANO MUNICIPAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA DE MOSSORÓ

Resumen

O projeto Núcleo de Políticas Públicas, iniciado em 2020, promove formação sobre políticas públicas para graduandos, pós-graduandos, gestores públicos e a comunidade externa, focalizando uma região estratégica do Rio Grande do Norte. Este artigo relata uma parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, especificamente com a Secretaria de Assistência Social e a Coordenação da Primeira Infância. O objetivo foi coletar dados das crianças dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) para o Plano Municipal da Primeira Infância. A ação envolveu 185 crianças no parque municipal, com uma explicação interativa do Estatuto da Criança e do Adolescente, seguida pela identificação de direitos desejados e negligenciados. As áreas mais desejadas pelas crianças foram lazer e educação, enquanto saúde e lazer foram identificados como aspectos a melhorar para exercer sua cidadania. A ação facilitou um aprendizado participativo entre crianças e atores envolvidos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora do departamento de Ciências Sociais e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e  Humanas  (PPGCISH)  da  UERN.  Coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas e  Assessora  da  PROEX  da UERN. Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Cyntia Carolina Beserra Brasileiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora efetiva do curso de Ciências Sociais e Política da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Jose Wilton de Paiva , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharel em Ciências Sociais (UERN). Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Maria Olisa de Oliveira Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Licenciada em Ciências Sociais (UERN). Atualmente é mestranda no programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Maria Ellen Castro Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduanda em Ciências Sociais (UERN). Atualmente é bolsista do Núcleo de Políticas Públicas (NPP/UERN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Carlos Augusto Calixto do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduando em Ciências Sociais (UERN). Atualmente é voluntário no Núcleo de Políticas Públicas (NPP/UERN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

João Vitor Bezerra de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduando em Ciências Sociais (UERN). Atualmente é voluntário no Núcleo de Políticas Públicas (NPP/UERN) e no Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais (PETCS), e bolsista PIBIC, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Lírio Martins de Miranda Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharel em Turismo (UERN), Especialista em Gestão Pública Municipal (UECE), Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (UERN). Atualmente é técnico de nível superior na pró-reitoria de extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Amanda Lima Souza, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Bacharel em Ciências Sociais (UERN). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) na Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Citas

ALBUQUERQUE, Maria do Carmo. Participação cidadã nas políticas públicas. In HERMANNS, Klaus. (Org.) Participação cidadã: novos conceitos e metodologias. Fortaleza: Expressão gráfica e editora, 2004. cap. 1, p.15–60.

DAGNINO, Evelina. Sociedade civil, espaços públicos e a construção democrática no Brasil: limites e possibilidades. In: DAGNINO, Evelina. (Org.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p. 279- 301.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁTISTICA. Em 2019, havia 1,8 milhão de crianças em situação de trabalho infantil no país, com queda de 16,8% frente a 2016. IBGE, 2020.

IBGE – INSTITUTO BRASIELIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁTISTICA. IBGE pesquisa pela primeira vez como pais e responsáveis avaliam a Atenção Primária à Saúde infantil. IBGE, 2022.

LUCHMANN, Lígia Helena Hahn. Associativismo e teoria democrática. In LUCHMANN, Lígia Helena Hahn. Associativismo e democracia: um estudo em Florianópolis. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2016. Cap. 1, p. 25- 51.

NOGUEIRA, Marco Aurélio. Um Estado para a sociedade civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. São Pulo: Cortez, 2004.

PATEMAN, Carole. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Publicado
2025-05-16
Cómo citar
Barros, T. C. de A. N., Brasileiro, C. C. B., Paiva , J. W. de, Santos, M. O. de O., Mendes, M. E. C., Nascimento, C. A. C. do, Souza, J. V. B. de, Miranda Júnior, L. M. de, & Souza, A. L. (2025). O PROJETO NÚCLEO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O PLANO MUNICIPAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA DE MOSSORÓ. Revista Extensão, 9(3), 08-18. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9573
Sección
Artigos