PROJETO “BEM GESTAR”, INTEGRALIZANDO A SAÚDE DA GESTANTE

Resumen

No pré-natal, muitas mulheres têm tido uma assistência ineficaz e não obtém conhecimento necessário para uma gestação com o menor índice de riscos possíveis. O presente trabalho relata a experiência do projeto de intervenção “Bem Gestar” teve como objetivo promover conhecimentos e técnicas que auxiliem as gestantes durante toda a gestação, parto e puerpério, para isso, foram realizadas rodas de conversas, oficinas com os profissionais disponíveis na ESF e profissionais convidados, realizado de maneira mensal, no mês de março e abril na UBSF I de Praia Norte - TO. Através da implantação deste projeto, as gestantes puderam aprender a lidar com as mudanças que a gestação traz, obter informações sobre os seus direitos, métodos que auxiliem no alívio da dor na gestação e parturição, dicas que tornem o puerpério o mais tranquilo possível e a importância de obter conhecimento e empoderamento, para que possam realizar escolhas assertivas em seu processo gestacional.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Larissa Pereira da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Enfermeira. Pós-Graduanda em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (UNITINS)- Campus Universitário de Augustinópolis, Tocantins.  

Said Antônio Trabulsi Sobrinho

Enfermeiro. Mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde.  Servidor público efetivo do Estado do Tocantins, Brasil.

Raquel Machado Borges, Faculdade de Imperatriz (FACIMP)

Enfermeira. Mestre em Terapia Intensiva, pela SOBESTI. Docente da FACIMP -WYDEN.

Janayna Araújo Viana, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Catilena Silva Pereira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA. Professora permanente do Programa PROFIAP: Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional UFT e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da UFT. Professora da Universidade Estadual do Tocantins Unitins, Brasil.

Kerlla Gomes da Silva Nunes, Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC)

Graduação em Odontologia, pela a FAHESA/UNITPAC.

Lílian Natália Ferreira de Lima, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Publicado
2023-08-17
Cómo citar
Pereira da Silva, L., Trabulsi Sobrinho, S. A., Machado Borges, R., Araújo Viana, J., Silva Pereira, C., Teixeira Castro, D., Gomes da Silva Nunes, K., & Ferreira de Lima, L. N. (2023). PROJETO “BEM GESTAR”, INTEGRALIZANDO A SAÚDE DA GESTANTE. Revista Extensão, 7(2), 24-30. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8746