LETRAMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Resumen

O presente relato de experiência foi construído por meio do desenvolvimento da prática extensionista proposta no projeto “Oficina de letramento científico para a elaboração de projeto e relatório de pesquisa”. O foco foi instrumentalizar os cursistas no desenvolvimento e produção de artigo, projetos e relatório de pesquisa. O projeto foi desenvolvido em parceria com a biblioteca do Câmpus de Dianópolis. A equipe organizadora teve a participação de uma professora, uma acadêmica bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão da Unitins do curso de Direito e uma servidora administrativa. Realizado de modo remoto em encontros síncronos através do Google Meet, o projeto de extensão, configurado como oficina, destinou-se ao público alvo formado por acadêmicos da Unitins e por pessoas da comunidade externa, como alunos e professores de outras instituições de ensino superior e do ensino básico. Os resultados quantitativos e qualitativos evidenciaram um total de 57 participações efetivas, com demonstração de aprendizagem e satisfação deles ao término.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Evelyn José Duarte, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Dianópolis/TO. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão da Unitins.

Sandra Alves Farias, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Professora do Curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Dianópolis/TO.

Adriana Moreira Dias, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Dianópolis/TO.

Aldemir dos Santos Dias, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmico do Curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Dianópolis/TO. Bolsista do Projeto Extensão em Movimento da Unitins.

Michelle Melo Póvoa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Dianópolis/TO. Bolsista do Projeto Extensão em Movimento da Unitins.

Citas

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2ª edição. Porto Alegre: S.A. 2007. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/696271/mod_resource/conten t/1/Creswell.pdf. Acesso em: 15 set 2022.

DAVEL, M.A.N. Alfabetização científica ou letramento científico? Entre elos e duelos na educação científica com enfoque CTS. In: Anais - XI ENPEC. Florianópolis: UFSC, 2017.

FRAIHA-MARTINS, France, 1976- Significação do ensino de ciências e matemática em processos de letramento científico-digital / France Fraiha-Martins. – 2014. Tese (Doutorado)- Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2014.

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; MAGALHÃES, Tânia Guedes. As experiências de escrita na formação de professores de Língua Portuguesa: uma prática do curso de Letras da UFJF. In: Andreia R. Garcia Reis; Tânia G. Magalhães (Orgs.). Letramentos e práticas de ensino. Campinas: Pontes Editores. 2016, p. 35-52.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS. Projeto Pedagógico Institucional da UNITINS – PCC – Campus Dianópolis/ UNITINS, 2018.

SILVA, Vanessa Martini da. O letramento científico na escola básica – situação atual e perspectiva. 2020, 111f. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Rio Grande do Sul, 2020.

SILVA, Wagner R. Silva. Letramento Científico na formação inicial do professor.
https://www.researchgate.net/publication/312951261, 2016.
Publicado
2023-06-27
Cómo citar
José Duarte, E., Alves Farias, S., Moreira Dias, A., dos Santos Dias, A., & Melo Póvoa, M. (2023). LETRAMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA . Revista Extensão, 6(4), 7-12. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8379
Sección
Relatos de Experiência