LETRAMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Abstract
O presente relato de experiência foi construído por meio do desenvolvimento da prática extensionista proposta no projeto “Oficina de letramento científico para a elaboração de projeto e relatório de pesquisa”. O foco foi instrumentalizar os cursistas no desenvolvimento e produção de artigo, projetos e relatório de pesquisa. O projeto foi desenvolvido em parceria com a biblioteca do Câmpus de Dianópolis. A equipe organizadora teve a participação de uma professora, uma acadêmica bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão da Unitins do curso de Direito e uma servidora administrativa. Realizado de modo remoto em encontros síncronos através do Google Meet, o projeto de extensão, configurado como oficina, destinou-se ao público alvo formado por acadêmicos da Unitins e por pessoas da comunidade externa, como alunos e professores de outras instituições de ensino superior e do ensino básico. Os resultados quantitativos e qualitativos evidenciaram um total de 57 participações efetivas, com demonstração de aprendizagem e satisfação deles ao término.
Downloads
References
DAVEL, M.A.N. Alfabetização científica ou letramento científico? Entre elos e duelos na educação científica com enfoque CTS. In: Anais - XI ENPEC. Florianópolis: UFSC, 2017.
FRAIHA-MARTINS, France, 1976- Significação do ensino de ciências e matemática em processos de letramento científico-digital / France Fraiha-Martins. – 2014. Tese (Doutorado)- Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2014.
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; MAGALHÃES, Tânia Guedes. As experiências de escrita na formação de professores de Língua Portuguesa: uma prática do curso de Letras da UFJF. In: Andreia R. Garcia Reis; Tânia G. Magalhães (Orgs.). Letramentos e práticas de ensino. Campinas: Pontes Editores. 2016, p. 35-52.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS. Projeto Pedagógico Institucional da UNITINS – PCC – Campus Dianópolis/ UNITINS, 2018.
SILVA, Vanessa Martini da. O letramento científico na escola básica – situação atual e perspectiva. 2020, 111f. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Rio Grande do Sul, 2020.
SILVA, Wagner R. Silva. Letramento Científico na formação inicial do professor.
https://www.researchgate.net/publication/312951261, 2016.