A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE DA LÍNGUA INGLESA

Resumen

A pesquisa trata da promoção da Educação em Direitos humanos (EDH), a qual se tornou uma das panaceias no processo de efetivação de tais direitos, pois apesar de formalmente assegurados, suas violações ainda ocorrem diariamente. Foram pesquisadas formas de promover a EDH no ensino profissionalizante da língua inglesa, porquanto muitas pessoas não anglófilas têm procurado o ensino profissionalizante para aprender inglês, representando uma porta de acesso importante para a reflexão crítica dos direitos humanos. O artigo foi pautado na pesquisa documental e doutrinária, pela abordagem qualitativa. Destarte, para que os estudantes saibam exercer sua cidadania democrática é necessário o aperfeiçoamento da EDH em todas as esferas, inclusive no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Lívia Zanholo Santos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Especialista em Educação, Sociedade e Violência (UNITINS) e Bacharel em Direito (UFMS). É professora na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-TO). 

Patrícia Medina, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação (UFG), Mestre em Educação (PUCRS). Pedagoga (FAPA) e Bacharel em Direito (UFT). É professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nos cursos de Pedagogia e Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGJDH) em convênio com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). 

Citas

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. 2. ed. São Paulo: LTC, 2004.

SOUZA, Emilleny Lázaro da Silva; REIS, Graziela Tavares de Souza; RIBEIRO, Neide Aparecida (Org.).

APPLE, M. W. Paulo Freire, Critical Pedagogy and the tasks of the Critical Scholar / activist. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.3, p.1-21, dez. 2011.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 2007. Disponível em: < https://www.mdh.gov.br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/DIAGRMAOPNEDH.pdf>. Acesso em: 26 set. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1 de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Disponível em: http://portal.mec.gov.brindex.php?option=com_content&id=17810&Itemid= 866. Acesso em: 23 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases para a educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 5 dez. 2021.

BRISTISH COUNCIL. Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil. 2013. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/demandas_de_aprendizagempesquisacompleta.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.

CORREIA, W.; BONFIM, C. Práxis pedagógica na filosofia de Paulo Freire: um estudo dos estádios da consciência. Trilhas Filosóficas. Seridó: UERN, 1, n. 1, jan.-jun., 2008, p. 55-66.

CUNHA, José Ricardo. Direitos humanos e justiciabilidade: pesquisa no tribunal de justiça do Rio de Janeiro. Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, 2005, v. 2, n. 3, p. 138-172. Dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452005000200009#nt01. Acesso em: 28 out.2021.

DO VALE LEITÃO, C. Uma visão histórica da Escola de Frankfurt e de sua teoria crítica. Revista Dissertar, v. 1, n. 24 e 25, p. 97-104, 1 jun. 2016.

EBERHARD, D.; SIMONS, G.; FENNIG, C. (eds.). Ethnologue: Languages of the World. 23 ed. Dallas, Texas: SIL International. Online version: http://www.ethnologue.com, 2020.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra LTDA, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra LTDA, 1974.

IYER, R.; KETTLE, M.; LUKE, A.; MILLS, K. Critical applied linguistics as a social field. In: LEUNG, C; STREET, B. (Ed.). The Routledge Handbook of English Language Studies. London: Routledge, 2014, p. 317-332.

LEITE, P. M. de C. C.; OLIVEIRA, A. C. T. de; SOUZA, A. S. S. e. As contribuições de Paulo Freire para o entrelaçamento de vozes no ensino crítico de língua inglesa. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2270–2295, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8665839. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8665839
. Acesso em: 15 nov. 2021.

MAGENDZO, Abraham. INTRODUCCIÓN. LA EDUCACIÓN EN DERECHOS HUMANOS EN AMERICA LATINA: Una mirada de fin de siglo. Consultor IIDH. 1999. Disponível em: http://www.derechoshumanos.unlp.edu.ar/assets/files/documentos/la-educacion-en-derechos-humanos-en-america-latina-una-mirada-de-fin-de-siglo-abraham-magendzo.pdf . Acesso em 10 nov. 2021.

MAGENDZO, Abraham. Pedagogía crítica y educación em derechos humanos. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318844597_Pedagogia_critica_y_educacion_en_derechos_humanos. Acesso em 15 nov. 2021.

MATTOS, A. M. A. Novos letramentos: perspectivas atuais para o ensino de inglês como língua estrangeira. Signum: Estudos da Linguagem, v. 17, n. 1, p. 102- 129, 2014.

McLUHAN, M. The Gutenberg Galaxy “When Change Becomes the Fate of Man”. University of Toronto Press. 1962.

MOITA LOPES, L. P. da. Socioconstrucionismo: discurso e entidades sociais. In: MOITA LOPES, L. P. da. Discursos de Identidades. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

PENNYCOOK, Alastair. 1998. A lingüística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I; CAVALCANTI, M. C. (org.). Lingüística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, p. 23-49

PENNYCOOK, Alastair. The Cultural Politics of English as an International Language. London: Longman, 1994.

PIMIENTA, D.; PRADO, D.; BLANCO, A. Twelve years of measuring linguistic diversity in the Internet: balance and perspectives. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2009.

SENAC. A educação profissional no contexto da educação. Disponível em: www.senac.br/conheca/referenciais/ref2.htm. Acesso em: 5 dez 20021.

TARDY, C. The role of English in scientific communication: lingua franca or Tyrannosaurus rex? Journal of English for Academic Purposes, v. 3, n. 3, p. 247-269, 2004

URZÊDA-FREITAS, Marco Túlio. Educando para transgredir: reflexões sobre o ensino crítico de línguas estrangeiras/inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 51, n. 1, p. 77–98, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645413. Acesso em: 16 nov. 2021.

WITTACZIK, L. S. (2008). Educação Profissional no Brasil: histórico. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 1(1), 77–86. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.26
Publicado
2023-06-27
Cómo citar
Zanholo Santos, L., & Medina, P. (2023). A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE DA LÍNGUA INGLESA. Revista Extensão, 7(1), 98-109. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7971