A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE DA LÍNGUA INGLESA

Abstract

A pesquisa trata da promoção da Educação em Direitos humanos (EDH), a qual se tornou uma das panaceias no processo de efetivação de tais direitos, pois apesar de formalmente assegurados, suas violações ainda ocorrem diariamente. Foram pesquisadas formas de promover a EDH no ensino profissionalizante da língua inglesa, porquanto muitas pessoas não anglófilas têm procurado o ensino profissionalizante para aprender inglês, representando uma porta de acesso importante para a reflexão crítica dos direitos humanos. O artigo foi pautado na pesquisa documental e doutrinária, pela abordagem qualitativa. Destarte, para que os estudantes saibam exercer sua cidadania democrática é necessário o aperfeiçoamento da EDH em todas as esferas, inclusive no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa.

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Author Biographies

Lívia Zanholo Santos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Especialista em Educação, Sociedade e Violência (UNITINS) e Bacharel em Direito (UFMS). É professora na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-TO). 

Patrícia Medina, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação (UFG), Mestre em Educação (PUCRS). Pedagoga (FAPA) e Bacharel em Direito (UFT). É professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nos cursos de Pedagogia e Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGJDH) em convênio com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). 

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Published
2023-06-27
How to Cite
Zanholo Santos, L., & Medina, P. (2023). A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE DA LÍNGUA INGLESA. Revista Extensão, 7(1), 98-109. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7971