DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE: UM PANORAMA DOS IMPACTOS E MEDIDAS ADOTADAS COM FINS NA REDUÇÃO DA JUDICIALIZAÇÃO DESSE DIREITO NO BRASIL E NO TOCANTINS
Resumen
Trata-se de um breve ensaio acerca do fenômeno da judicialização da saúde no Brasil e no Estado do Tocantins, mais especificamente, buscou-se resposta ao seguinte questionamento: quais medidas têm sido adotadas com fins na redução da judicialização no Brasil e no Estado do Tocantins? Para responder ao questionamento norteador, adotou-se o método dedutivo-dialético e sua fundamentação se deu por meio de uma análise de conteúdo através de revisões bibliográficas em livros, artigos, jurisprudências, leis Constitucionais, Infraconstitucionais e notas técnicas sobre o tema. Logo, num primeiro momento demonstrou-se os marcos legais e históricos da judicialização do direito à saúde, posteriormente, breve retrato acerca desse direito no Estado do Tocantins e seus impactos. Como conclusão ao questionamento base deste ensaio, evidenciou-se as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), dentre elas a criação de rotinas permanentes de detecção de indícios de fraude, processamento e análise de dados relativos às ações judiciais de saúde; estabelecimento de objetivos e metas para minimizar os impactos da judicialização; centralização das informações relativas aos processos judiciais relacionados à saúde pública, fiscalização da emissão de prescrições médicas de medicamentos e, por fim, o fortalecimento do patrimônio imaterial do Brasil: o Sistema Único de Saúde (SUS).
Descargas
Citas
BRASIL. Lei nº lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 1990.
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Nota Técnica nº 24 de 12 de maio de 2020. Dirige-se ao Poder Executivo Federal, aos Poderes Executivos Estaduais e Municipais e ao Procurador-Geral da República para manifestar-se pela adoção de medidas de gestão voltadas à prevenção da Judicialização da Saúde durante a pandemia da Covid-19. Diário de Justiça Eletrônico do CNJ nº
135/2020, de 13/05/2020, p. 12-16.
BRASIL. Tribunal de Contas da União - TCU. Acórdão Nº 1787/ 2017. Auditoria Operacional Sobre Judicialização da Saúde. Julgado pelo plenário em 16 / 8 / 2017. Relator: Ministro Bruno Dantas. Disponível em: https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/documento/acordao-completo/*/NUMACORDAO:1787%20ANOACORDAO:2017%20COLEGIADO:'Plen%C3%A1rio'/DTRELEVANCIA%20desc,%20NUMACORDAOINT%20desc/0. Acesso em 22 de novembro de 2020.
FARIAS, Dorane Rodrigues. Judicialização da saúde: aspectos processuais e institucionais na efetivação do direito à saúde pública no estado do Tocantins. 2016.141f. Dissertação (Mestrado profissional e interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos, Palmas, 2016.
FALEIROS, Vicente de Paula. Política social do estado capitalista. São Paulo: Cortez, 2000.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 33 ed. rev. e atual. até a EC nº 95, de 15 de dezembro de 2016. São Paulo. Atlas, 2017, p. 187.
MOTA, Ana Elizabete. (orgs). Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. In: BRAVO, Maria Ines Souza, Política de saúde no Brasil. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS - Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) - 1946. Disponível em: http://www.nepp-dh.ufrj.br/oms2.html. Acesso em 22 de novembro de 2020.
SOUSA, Eva Claudia Folha de. MIRANDA, Wellington Gomes. Judicialização da Saúde: impactos da judicialização da saúde no orçamento do Estado do Tocantins. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-administrativo/judicializacao-da-saude-impactos-da-judicializacao-da-saude-no-orcamento-do-estado-do-tocantins/. Acesso em 22 de novembro de 2020.
SANTOS, Rosilene dos; LEAL JUNIOR, Antonyo. O papel do judiciário na defesa do direito fundamental à saúde: o impacto social da judicialização Rev. Âmbito Jurídico on line. Disponível: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-constitucional/o-papel-do-judiciário-na-defesa-dodireito-fundamental-a-saúde-o-impacto-social-da-judicializacao/.Acesso em 23 de novembro de 2020.