EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A QUESTÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DA ESCOLA MUNICIPAL GENUÍNO BRITO DA CIDADE DE MONTADAS – PB

Resumen

O presente estudo aborda o tema educação e tecnologia: A questão do uso das tecnologias nas aulas da escola municipal Genuíno Brito da cidade de Montadas-PB. Neste artigo propomos como objetivo geral: analisar as possibilidades de inserção das tecnologias no processo de ensino aprendizagem do fundamental 1 na escola municipal Genuíno Brito. A metodologia da pesquisa, utiliza a abordagem qualitativa, buscando esses dados por meio da pesquisa de campo, coletando-os por meio de entrevista estruturada junto aos professores. Os resultados obtidos com o estudo reforçam o quanto é necessário a inserção e o uso das tecnologias nos ambientes escolares, para um melhor ensino aprendizagem. Assim, por meio da entrevista foi coletado opiniões dos docentes desta instituição sobre o assunto, podendo considerar inicialmente com suas respostas o quanto esses recursos beneficiam a educação e desenvolvem o alunado, pois é, por meio dessas tecnologias os discentes se envolvem mais com as atividades ministradas. Diante disso, podemos concluir, que a escola Genuíno de Brito localizada na cidade de Montadas-PB, é mais uma, dentre tantas outras no Brasil, com poucos recursos tecnológicos disponíveis. Mas, podemos constatar pelos seus profissionais que são com esses recursos que podem melhorar a educação mediante sua metodologia.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Cristiano do Nascimento, Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

Licenciando em Pedagogia do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). 

Citas

BANHARA, Aline Fátima; FIGUEIREDO, Anelice Maria Banhara; LAMAISON, Mariza de Lurdes. A Inserção de Tecnologias Digitais nos Processos Educativos. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 21-38, mar. 2015. ISSN 2358-9221. Disponível em: https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/17. Acesso em: 03 de set. 2021.

DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p.80.

DOSEA, Giselle Santana; ANDRADE, Maria Eliane. Educação Tecnológica: Desafios e Perspectivas na Formação Docente. Eventos. Set, 2015. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/enfope/article/viewFile/1609/347. Acesso em: 03 de set. de 2021.

GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 67-78.

INOUE, Cristina Yumie Aoki; VALENÇA, Marcelo M. Relações Internacionais na sala de aula: ensino e aprendizado ativo e outras estórias. Campina Grande: ADUEPB, 2018, p.7-261.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 2006, p. 9-257.

MORAES, Adílcima Scardini de; UTZIG, Antonia Angelina Basanella. Currículo e formação docente: Um diálogo necessário. Brasil: FAEST, 2017, P.26-36.

NETO, Otávio Cruz et al. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. Ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002, p. 51-66.

OTTO, Patrícia Aparecida. A importância das tecnologias nas salas de aulas nas series iniciais do ensino fundamental 1. Florianópolis: UFSC, 2016, p. 6-18.

PINTO, Aparecida Marcianinha. As Novas Tecnologias e a Educação. Google Acadêmico, 2004. Disponível em: https://novastecnologias9.webnode.com/_files/2000000011e 2d91f276/AS novas_tecnologias_e_a_educacao.pdf. Acesso em 03 de set. de 2021.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. Ed. Ver. 1 reimpr. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SOUZA, Robson Pequeno; MOITA, Filomena; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011, p. 276.

VIEIRA, Cintya Fernanda de Lima; LUGLI, Mariane Cristina Barbosa. A Importância do Controle Interno para Acompanhamento Gestão e Auditoria. CONIC-SEMESP, 2015. Disponível em: http://conic-semesp.org.br/anais/files/2015/trabalho-1000020456.pdf. Acesso em: 03 de set. de 2021.

Publicado
2022-12-16
Cómo citar
do Nascimento, C. (2022). EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A QUESTÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DA ESCOLA MUNICIPAL GENUÍNO BRITO DA CIDADE DE MONTADAS – PB. Revista Extensão, 6(2), 34-45. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6811