RELATO DE EXPERIÊNCIA DA AÇÃO ESCREVENDO DIREITO: VIVÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE DIREITO NO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Palavras-chave: Cidadania. Educação em Direitos Humanos. Oficinas

Resumo

O presente relato de experiência tem por propósito mostrar a outros discentes e, até mesmo para a própria comunidade, a força e a importância da extensão universitária na construção da cidadania e da educação em direitos humanos. Essa obra é fruto de seis oficinas realizadas pelos acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins, através da ação extensionista Escrevendo Direito, a qual é vinculada ao projeto de extensão Justiça para Todos II, da mesma universidade. A parceria se deu com o Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Porto Nacional-TO, por meio de um trabalho interno chamado Raio-X do ENEM. Importante salientar que, em razão dos óbices causados pela pandemia do Covid-19, cada oficina fora realizada no formato de webinário, pela plataforma Google-Meet, com os links cedidos pela própria escola parceira. Ademais, as oficinas foram voltadas para os alunos das 2ª e 3ª séries da referida instituição, visto que esses já se encontram nos anos finais do Ensino Médio, e estão próximos de realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), onde precisam colocar em prática o senso de Justiça-social, o respeito à pluralidade cultural e a diversidade e, sobretudo, os direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Syllas Franklin Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Acadêmico de Direito pela Universidade Federal do Tocantins, em Palmas-TO.

Renata Rodrigues de Castro Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora Doutora do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas-TO.

Karla Caroline Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Acadêmica de Direito da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas-TO.

Myllena Parrião Sousa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Acadêmica de Direito pela Universidade Federal do Tocantins, em Palmas-TO.

João Pedro Matos da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Acadêmico de Direito pela Universidade Federal do Tocantins, em Palmas-TO.

Mariana Tavares Cunha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Acadêmica de Direito pela Universidade Federal do Tocantins, em Palmas-TO.

Referências

ANDRÉ, Maria da Consolação. Psicossociologia e negritude: breve reflexão sobre o" ser negro" no Brasil. Boletim-Academia Paulista de Psicologia, v. 27, n. 2, p. 87-102, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 26 out. 2021.

BUTTERMAN, Steven. Invisibilidade Vigilante. Editora Inversos. 1ª Ed. 2012.

GOMES, Irene; MARLI, Mônica. IBGE Mostra as Cores da Desigualdade. Revista Retratos, 2018.

MANDELA, Nelson. Lighting your way to a better future. Planetarium. University of the Witwatersrand, Johannesburg, South Africa. 16th July 2003.

MELLO, Hamanda Thayres Oliveira Mendes De. A MARGINALIZAÇÃO DA MULHER NEGRA: FRUTO DE UMA ABOLIÇÃO INCONCLUSA. Dissertação. Graduação em Direito: Universidade Federal Fluminense, 2019.

MEIRELES, Carla. Direito à moradia. Disponível em:
< https://www.politize.com.br/direito-a-moradia/> Acesso em: 10 de jun. 2021.
PAJOLLA, Murillo. Afinal, o Brasil está ou não no Mapa da Fome da ONU? Brasil de Fato. 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/06/30/afinal-o-brasil-esta-ou-nao-no-mapa-da-fome-da-onu

MIRANDA, Liliane de Jesus Nascimento. SCHIER, Dirlei Afonso. A influência do ensino de História na educação infantil e formação do aluno. Educação em Foco, Edição nº 08, 2016.

RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/494. Acesso em: 01 out. 2021.

SASSE, Cíntia. Recordista em Desigualdade: país estuda alternativas para ajudar os mais pobres. Agência Senado. 2021. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/03/recordista-em-desigualdade-pais-estuda-alternativas-para-ajudar-os-mais-pobres

SILVA, C. F.; ARANTES, A.R. O Acesso à Internet elegido à Categoria de Direito Fundamental. (Dissertação) PUC-MG.
Publicado
2023-05-05
Como Citar
Rodrigues Gomes, S. F., Rodrigues de Castro Rocha, R., Araújo de Oliveira, K. C., Parrião Sousa, M., Matos da Silva, J. P., & Tavares Cunha, M. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA DA AÇÃO ESCREVENDO DIREITO: VIVÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE DIREITO NO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Revista Extensão, 6(2), 113-121. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6337
Seção
Relatos de Experiência