RELATO DE EXPERIÊNCIA DA EXECUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO “CARTILHA INFO-CIDADÃO” EM PORTO NACIONAL/TO, NO MBITO DO PROJETO DE EXTENSÃO DA UFT “JUSTIÇA PARA TODOS II”
Resumen
O presente Relato de Experiência tem como objetivo apresentar a ação de extensão “Cartilha Info-cidadão” realizada no âmbito do projeto intitulado “Justiça para Todos”, visando fomentar o debate acerca do direito de informação dos cidadãos. Essa ação foi promovida no âmbito das disciplinas de Seminários Interdisciplinares, do curso de Direito, da Universidade Federal do Tocantins, e sendo uma atividade de pesquisa ação por meio de projeto de extensão, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, o planejamento e a execução da ação. A finalidade do trabalho foi divulgar, por meio de cartilha digital interativa, ao público amplo, mas em especial àqueles que integram os grupos mais vulneráveis da população, dados de contato e informações de atuação de órgãos públicos que integram a estrutura institucional de acesso à justiça no município de Porto Nacional/TO. Além disso, o grupo promoveu diversas visitas e estabeleceu contato com a Associação de Moradores do Município de Porto Nacional/TO e com escolas públicas da região, a fim de apresentar a cartilha e solicitar o auxílio dessas instituições na sua difusão em grupos de WhatsApp, promovendo maior alcance da ferramenta na comunidade portuense, com a finalidade de educar os cidadãos acerca dos seus direitos.
Descargas
Citas
CANDAU, V. Experiências de Educação em Direitos Humanos na América Latina: o caso brasileiro. Rio de Janeiro, Cadernos Novamérica n. 10, 2001.
FERREIRA, Elisa Cristina Amorim. Escrita na Universidade: Apontamentos sobre o gênero relato. Anais IV – Simpósio Nacional de linguagens e Gêneros Textuais. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em:
GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? Instituto Paulo Freire, vol. 15, 2017.
GONZAGA, Álvaro de Azevedo; LABRUNA, Felipe; AGUIAR, Gisele Pereira. O acesso à justiça pelos grupos vulneráveis em tempos de pandemia de COVID-19. Revista Humanidades e Inovação, vol. 7, n. 19 (Direitos Humanos I), 2020, pp. 50-61.
NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. As políticas de extensão universitária brasileira. Interagir: Pensando a Extensão, Rio de Janeiro, n. 4, pp. 9-13, ago./dez. 2003.
SILVA, José Afonso da. Acesso à justiça e cidadania. Revista de Direito Administrativo, vol. 216, pp. 9-23, abr. 1999.
UFJF. Instrutivo para elaboração de relato de experiência. Disponível em: